DIÁSPORA

CANADÁ | Celebração Anual no “Madeira Park” em Toronto Homenageia Tradições e Fé Madeirense

FOTO | MILENIO STADIUM;
617views

Nos últimos dias de 19 e 20 de agosto, o cenário do “Madeira Park” foi palco de uma festa anual que reverenciou a Nossa Senhora do Monte, padroeira dos madeirenses. Este evento, marcado por clima ameno e um fervor religioso contagiante, reuniu muitas pessoas no Madeira Park, onde todos se juntaram harmoniosamente com as delícias culinárias típicas da Madeira. Algumas pessoas optaram por acampar ou viajar em autocaravanas para aproveitar ao máximo o fim de semana. O Madeira Park, adquirido em 1963, serviu como pano de fundo para uma programação musical diversificada, contando com as atuações de Tânia Creador, Décio Gonçalves, Karma Band, Ricardo Cidade, Miguelito da Concertina, entre outras atrações.
O cortejo de sábado, seguido da tradicional peregrinação de oferendas para o bazar, foi uma celebração religiosa fervorosa e a emocionante procissão de velas em homenagem à Nossa Senhora do Monte ocuparam o centro das atenções.

Os sabores icônicos da culinária madeirense, como as espetadas, o bolo do caco e as malassadas, além das bebidas, como a famosa “Poncha” e o delicioso vinho direto da Ilha da Madeira, figuraram com destaque no menu festivo.

A Romaria de Nossa Senhora do Monte, enraizada nos primórdios da colonização da ilha da Madeira, emergiu como um dos arraiais cristãos mais significativos e concorridos da ilha. Em uma entrevista concedida ao Milénio Stadium, o presidente e o vice-presidente da “Casa da Madeira”, José A. Rodrigues e Joe da Silva, expressaram que essa celebração é de grande magnitude, tanto em Toronto quanto na Madeira.
Ele compartilhou a crença de que a festa, realizada ao ar livre, se sobressai como um dos eventos mais grandiosos da comunidade portuguesa de Toronto.

As histórias lendárias enriquecem ainda mais esse espetáculo. Entre elas, destaca-se a Lenda da Aparição de Nossa Senhora a uma Pastorinha, a narrativa dos Huguenotes ou Calvinistas Franceses e a intrigante lenda da Ribeira das Cales.

O evento inaugural das festividades envolve as tradicionais novenas, uma sequência de nove missas reverenciais em honra à padroeira. Essa série de cerimônias, iniciada com a Ladainha a Nossa Senhora, uma oração caracterizada por invocações curtas e respostas repetidas, ressoa tradicionalmente em latim. Essas novenas são realizadas em diversos locais da freguesia, cada um adornando a igreja e o arraial de maneira única.

Neste jubiloso encontro popular, o Monte se reveste de um cenário encantador, com os corredores de flores coloridas, as barracas repletas de iguarias saborosas e os objetos típicos dos arraiais madeirenses. A grandiosa Igreja da Nossa Senhora do Monte, acompanhada pela sua majestosa escadaria, emerge como um símbolo emblemático e inspirador em meio à festividade.

A festa anual realizada no “Madeira Park” é uma celebração que vai além de simples tradições e encontros sociais. Ela é um tributo à fé, cultura e conexão dos madeirenses e da comunidade portuguesa como um todo. Nesse evento emocionante, a Nossa Senhora do Monte é honrada com devoção, enquanto os sons da música, os sabores da gastronomia e as histórias lendárias se entrelaçam, criando um ambiente de alegria e celebração que perdurará nas memórias daqueles que participam.

ADRIANAMARQUES/MS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.