ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Francisco César apresenta candidatura com compromisso de “Um Novo Futuro” para o PS Açores

334views

Este sábado, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, Francisco César oficializou a sua candidatura à liderança do Partido Socialista dos Açores, perante uma plateia entusiasmada composta por militantes e simpatizantes. Com o lema “Um Novo Futuro”, César delineou uma visão ambiciosa para o partido e para a região.

No início do seu discurso, Francisco César destacou a importância dos mais de quatrocentos militantes que subscreveram a sua candidatura, bem como de todos os cidadãos independentes preocupados com o futuro dos Açores. “Apresento hoje, perante vós, a minha candidatura a Presidente do PS/Açores. Sou o primeiro candidato e, possivelmente, serei o primeiro presidente do PS/Açores – pois protagonizo a única candidatura – que, apesar dos meus 45 anos de idade, é de uma nova geração, que já nasceu em Democracia, cresceu com a Autonomia e experienciou o maior período de desenvolvimento económico e social da história dos Açores.”

Uma Visão de Renovação e Esperança

Francisco César partilhou a sua visão sobre a necessidade de renovação e evolução das políticas do PS Açores para enfrentar os desafios atuais e futuros da região. “Tenho sempre dito e repito hoje, que o pior erro que o Partido Socialista/Açores poderá incorrer, nesta nova fase da sua história, é fazer do seu futuro, a defesa do nosso passado. O nosso passado é a identidade de que não abdicamos, todavia, tal não significa que não devamos evoluir as nossas políticas, discutir novos rumos para a Autonomia e, até, em alguns casos assumir ruturas.”

Compromisso com a Educação e Desenvolvimento Sustentável

Um dos pontos centrais do discurso de Francisco César foi a Educação, que considera fundamental para o desenvolvimento futuro dos Açores. “A aposta na Educação tem de ser o próximo desígnio regional para o Partido Socialista. Este pacto social que queremos construir visa reduzir os baixos níveis de escolaridade e de aproveitamento escolar.”

César também destacou a necessidade de um novo modelo económico que combine tradição e inovação. “Precisamos de um novo modelo económico, diversificado, aberto e sustentável, com uma elevada participação de investimento externo, que agregue os nossos factores diferenciadores e aposte na criação de valor nos três sectores económicos tradicionais, e acrescente um quarto pilar económico – fundamental para o que pretendemos: as Novas Economias, da Ciência, do Mar, do Digital, e da Descarbonização e da Transição Energética.”

Um Partido Inclusivo e Participativo

Francisco César enfatizou a importância da participação de todos os militantes, simpatizantes e cidadãos na construção de um novo futuro para os Açores. “Se queremos um partido forte, unido, renovado, atualizado, com capacidade para mostrar ao Povo Açoriano como os podemos ajudar a resolver os desafios do futuro, temos de contar com todos na construção do nosso projeto político.”

Proposta de Fórum para um Novo Futuro dos Açores

O candidato anunciou ainda a criação de um Fórum para um Novo Futuro dos Açores, destinado a reunir especialistas, técnicos e cidadãos para discutir e apresentar novas propostas de desenvolvimento para a região. “O PS como um partido fundador da democracia e da Autonomia, tem especial responsabilidades para iniciar esta reforma. Mas não o devemos fazer apenas dentro de portas, temos de abrir e ouvir, abrir o PS a novas pessoas e ideias, abrir a socialistas e não socialistas, abrir a especialistas e a técnicos, abrir aos que cá residem e aos que vivem fora, temos de ouvir o Povo Açoriano, e no dia a seguir ao nosso congresso regional, dar início a um Fórum para um Novo Futuro dos Açores.”

Uma Novo Futuro para os Açores

Francisco César concluiu o seu discurso apelando à união e ao trabalho conjunto para enfrentar os desafios regionais e globais, reafirmando o compromisso do PS Açores com a defesa da liberdade, igualdade e justiça social. “Comprometo-me convosco, comprometo-me com um Novo Futuro para o Povo Açoriano”.

Com esta candidatura, Francisco César apresenta-se como uma força renovadora dentro do PS Açores, prometendo um futuro de inovação e progresso para a região.

As eleições para o Presidente do PS Açores realizam-se no final deste mês, a 28 e 29 de junho e o XIX Congresso Regional ocorrerá entre os dias 27 e 29 de setembro, na ilha de São Miguel.

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.