ÚLTIMAS

REGIÃO | IL. Lamenta Nuno Barata: “Autonomia falhou porque não consegue pagar sequer a saúde dos Açorianos” 

304views

O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, lamentou, esta quinta-feira, que a Autonomia político-administrativa da Região tenha falhado, “porque não tem capacidade sequer para pagar a saúde dos Açorianos”, criticando os maiores partidos da Região por reduzirem o pensamento político para o desenvolvimento do setor a “questiúnculas pessoais”.

“Os problemas crónicos do Serviço Regional de Saúde (SRS) não se ultrapassam: a desorçamentação continua; o subfinanciamento do SRS é o maior problema que temos; nós não temos dinheiro para pagar o SRS; não há articulação entre SRS e os serviços privados. A Autonomia político-administrativa da Região falhou, porque não tem capacidade, sequer, para pagar a saúde aos Açorianos. O SRS está há muitos anos hipotecado à República”, afirmou Nuno Barata.

Para os liberais açorianos importa “não fazer mais disparates, não despender mais recursos em elefantes brancos e canalizar as atenções para o que importa”, pois, frisa Nuno Barata, “não podemos continuar a discutir questiúnculas e assuntos pessoais, sem apresentar uma solução para o futuro do SRS”. 

Até porque, conclui: “Enquanto os maiores partidos políticos se digladiam a discutir questiúnculas pessoais, sofrem os utentes e ganham principalmente os lobbies que estão instalados na saúde”. 

Para o Deputado da IL/Açores continuando pelo caminho das discussões paralelas “vamos chegar a uma triste realidade: vamos todos perceber que o melhor serviço de saúde com que vamos ficar é o avião. Vamos chegar ao ponto em que vamos precisar de mais aviões para irmos todos a Lisboa ter consultas e tratar da nossa saúde, porque não conseguiremos ter SRS. Este é o drama que enfrentamos. O que importa discutir são os problemas graves que estão identificados, acabar com as questiúnculas pessoais e unirmo-nos todos para resolver o problema mais grave que os Açores enfrentam neste momento”, exortou Nuno Barata.

“Discutir os problemas do SRS não é estarmos presos aos cartões de crédito que o secretário regional usou para pagar uma viagem ou quantas fatias de bolo comeu num aniversário de uma unidade de saúde. Enquanto discutirmos quem paga o quê e quem come o quê, sofrem os utentes e ganham os lobbies instalados na saúde”, denunciou o parlamentar liberal.

“Aquilo a que temos assistido, nesta Assembleia, sempre que se fala de saúde é tão degradante que devida envergonhar todos os cidadãos, principalmente aqueles que estão eleitos para representar o povo dos Açores. Ninguém tem soluções para o SRS, mas todos tem questiúnculas que chegam ao ponto de quem paga o quê, com o quê e quantas fatias de bolo come. Isto não é discutir o SRS e muito menos é arranjar soluções. Os erros graves que foram cometidos nesta Região e que continuam a ser cometidos, não se resolvem enquanto os deputados e os membros do Governo discutirem questiúnculas pessoais e ataques pessoais”, finalizou Nuno Barata.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.