ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Presidente do Governo reconhece “resposta de qualidade e de imediatismo” da Cruz Vermelha Portuguesa

| Foto: MM
335views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu hoje em audiência António Saraiva, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo que, após a reunião, ambos visitaram o Posto Médico Avançado instalado no Pavilhão Municipal Carlos Silveira, em Ponta Delgada, acompanhados por uma delegação da Cruz Vermelha.

José Manuel Bolieiro destacou a “resposta de qualidade e de imediatismo” da Cruz Vermelha Portuguesa e assumiu o compromisso de robustecimento crescente de meios da Cruz Vermelha Portuguesa nos Açores, nas suas duas delegações, na ilha de São Miguel e ilha Terceira, através de um protocolo de cooperação.

Esta cooperação estratégica visa garantir que cada uma das nove ilhas tenha uma capacidade de resposta imediata e adequada às suas necessidades, não só para atender às necessidades imediatas decorrentes de emergências, como o recente incêndio que afetou o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, mas também para planear respostas futuras.

Para o Presidente do Governo dos Açores, “esta capacidade imediata de reação permitiu ter um Posto Médico Avançado, que assegurou a concentração dos doentes que foram evacuados” sem penalização dos serviços prestados aos utentes e reunindo as condições necessárias para que os profissionais de saúde garantissem o regular exercício da sua atividade.

O governante salientou ainda que a agilização dos meios disponíveis, por parte da Cruz Vermelha Portuguesa, permitiu projetar de forma inovadora o Posto Médico Avançado: “testemunhamos a satisfação dos profissionais de saúde e dos doentes com a capacidade de resposta instalada”, afirmou hoje, falando à margem da visita, onde acrescentou que há a possibilidade de a Cruz Vermelha integrar uma futura equipa multidisciplinar dedicada ao planeamento de um hospital novo.

Na sequência do incêndio que afetou o HDES, a Cruz Vermelha Portuguesa instalou, desde dia 10, um Posto Médico Avançado, no Pavilhão Municipal Carlos Silveira, composto por 12 tendas, permitindo o funcionamento de uma enfermaria completa.

Atualmente, estas instalações têm a capacidade de acolher até 30 pacientes, com espaço adicional previsto para mais quatro em situação de isolamento. Para garantir um atendimento médico mais abrangente e eficaz, estão previstos recursos adicionais vindos do continente, o que permitirá expandir a capacidade do Posto Médico Avançado para acomodar até 60 pacientes.

António Saraiva, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, deixou a garantia de que não fica esgotada a capacidade do Municipal Carlos Silveira, em Ponta Delgada, com a acomodação de 60 pacientes e que “se necessário podem ser acomodados mais pacientes, porque as excelentes condições do espaço assim o permitir”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.