ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Só o PS oferece a segurança de uma representação política açoriana no Parlamento Europeu “

428views

André Franqueira Rodrigues apresentou este sábado o manifesto eleitoral do PS Açores às eleições europeias do próximo dia 9 de junho, na sede do partido em Ponta Delgada. 

Durante a apresentação, o candidato sublinhou que a lista do PS é representativa de todo o país e respeita a Autonomia Regional e a Ultraperiferia. “Os Açorianos sabem que, nestas eleições, só o PS e o PS Açores oferecem a segurança de uma representação política direta no Parlamento Europeu. E todos nós sabemos quanto essa representação política direta nos fez falta nos últimos anos”, destacou.

Relembrando o contributo de André Bradford, o candidato socialista que ocupa o quinto lugar na lista nacional afirmou que esta candidatura pretende também homenagear o seu legado. “Com esta candidatura queremos também homenagear o seu contributo político e cívico no nosso partido, na nossa Região e na Europa.”

Referindo-se em específico ao manifesto eleitoral do PS Açores para estas eleições, André Franqueira Rodrigues destacou que o mesmo apresenta um compromisso “claro” de defender os interesses dos açorianos em vários domínios, desde a agricultura e as pescas até às acessibilidades e transportes. “Precisamos de uma Política Agrícola Comum que continue a apoiar o maior setor económico dos Açores e de uma atualização e reforço do POSEI em benefício dos nossos produtores”, afirmou.

Em relação ao Mar e das Pescas, Franqueira Rodrigues referiu a necessidade de apoios comunitários para a renovação da frota de pescas e a criação de mais oportunidades de investimento para a diversificação das atividades marítimas. “Lutarei pelo reforço do papel da Região na utilização sustentável dos Oceanos e pela necessidade de renovação da frota de pescas dos Açores.”

O candidato destacou ainda a importância de uma Europa Social “forte”, assente no crescimento inclusivo e na solidariedade entre regiões “no combate às discriminações e na garantia de acesso a cuidados de saúde de qualidade”, afirmou.

No final da sua intervenção, o candidato apelou à mobilização de todos os açorianos para estas eleições, reforçando a importância da participação cívica. “O que está em causa nestas eleições é demasiado importante para que não nos mobilizemos. A ideia da Europa está sob ataque. A defesa da democracia europeia e daqueles que por ela se batem é hoje alvo de ataques diversos. Mobilizemo-nos, portanto, todos em defesa dos Açores. Mobilizemo-nos no voto no Partido que assegurará uma representação direta da nossa Região no Parlamento Europeu. No próximo dia 9 de junho, votem no PS.” concluiu. 

Ao referir-se à candidatura de André Franqueira Rodrigues e ao manifesto apresentado, o Presidente do PS Açores, Vasco Cordeiro, por seu turno afirmou que: “O manifesto do PS Açores é particularmente lúcido e consciente da dimensão dos desafios com que a União e a nossa Região estão confrontados e coloca, de forma muito clara, aquelas que são as prioridades que uma voz açoriana, e uma voz socialista açoriana no Parlamento Europeu terá de desempenhar. Nesse quadro, as qualidades pessoais e políticas do André Franqueira Rodrigues são uma garantia para a defesa do futuro dos Açores na Europa, porque nestas eleições, tão ou mais importante do que trazer a Europa aos Açores é levar os interesses dos Açores até ao Parlamento Europeu, defendê-los firmemente em Bruxelas”.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.