ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Para cuidar, é preciso conhecer”, lembra Presidente do Governo no Dia Mundial da Terra

| Foto: MM
366views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, assinalou hoje, no Dia Mundial da Terra, numa sessão perante dezenas de jovens do 1.º ciclo, que “para cuidar, é preciso conhecer”, incentivando estes a partilhar ensinamentos adquiridos com a família e amigos.

“Obrigado por me receberem tão bem aqui nesta escola. Vocês são atentos e respeitosos. É muito bom estar aqui a celebrar este dia tão importante. Na escola aprendemos as coisas importantes para a nossa vida. E podem com esses ensinamentos falar com os vossos amigos e a família em casa”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

O governante falava na Escola Básica Integrada Canto da Maia, em Ponta Delgada, numa sessão dedicada ao Dia Mundial da Terra.

Dirigindo-se aos jovens alunos, declarou: “falem destas coisas. Já percebi que sabem muito e podem também ensinar a família e os amigos sobre sustentabilidade, de como olhamos e cuidamos da nossa natureza, e do orgulho que temos e devemos ter na nossa natureza”.

O Dia Mundial da Terra foi criado, a 22 de abril de 2009, através da Resolução n.º 63/278 da Assembleia Geral das Nações Unidas

Este dia é uma forma de defender a preservação do meio ambiente e encontrar um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais, tanto para as gerações presentes como para as futuras. Apela também à sociedade civil para que assuma um papel ativo na aplicação de medidas de proteção do nosso planeta.

Na sequência desta comemoração mundial, o Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) decidiu proclamar 22 de abril como Dia Nacional do Património Geológico.

Para celebrar estas efemérides, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática promove este ano iniciativas, em todas as ilhas, com a comunidade escolar, dinamizando a atividade “Cavidades Vulcânicas dos Açores” e o lançamento oficial do Guia Infantil, com o mesmo título, da Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar 2023/24.

O Guia Infantil Cavidades Vulcânicas dos Açores é o terceiro de uma coletânea de guias elaborados e desenvolvidos pelo Açores Geoparque Mundial da UNESCO, com o patrocínio dos grupos de ação local ARDE, ADELIAÇOR e GRATER.

Com o lançamento deste guia, pretende-se dar continuidade à missão dos dois anteriores, “Os Vulcões dos Açores” (2013) e “As Rochas dos Açores” (2015), na educação e sensibilização das crianças açorianas para a temática da vulcanologia, proteção civil, formação de ilhas vulcânicas, diversidade de rochas existentes nos Açores e a sua utilização.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.