ÚLTIMAS

AÇORES | Número de dormidas no Alojamento Local em fevereiro não reduz  preocupações da ALA 

429views

O número de dormidas no Alojamento Local (AL) em fevereiro, nos Açores, registou  uma variação homóloga 4,4%, totalizando 51,9 mil dormidas. 

Embora esta seja uma variação positiva, os números estão longe de serem  satisfatórios, já que esta é uma subida extremamente reduzida e incapaz de abrandar a  sazonalidade.  

A prová-lo, basta adiantar que 60,5% dos empreendimentos de AL estiveram  encerrados durante todo o mês de fevereiro. 

Assim, a ALA insiste na necessidade de maior promoção do Destino Açores e na  procura de novas ligações aos Açores, que consigam fazer face à redução das ligações da  Ryanair, no inverno IATA. 

Torna-se ainda necessário promover uma melhor distribuição dos fluxos turísticos,  por todas as ilhas dos Açores, já que em fevereiro deste ano, São Jorge, Flores e Terceira  voltaram a ter menos dormidas, quando comparamos os dados com fevereiro do ano  passado. 

O número de dormidas nos AL de São Jorge diminuiu 24,2%, nas Flores houve uma  redução de 18% e na Terceira 4,5%. 

No total dos Açores, apesar da subida do número de dormidas ter subido 4,4%, o  número de hóspedes baixou 8,6%. 

O número total de dormidas acaba por subir apenas porque a estada média (número  de dormidas por cada hóspede) aumentou 14%, situando-se nas 3,92 dormidas por  hóspede. 

Perante estes números que, embora positivos, sabem a pouco e revelam a falta de  consolidação do Destino.  

Assim, a ALA não pode, de forma alguma, dar-se por satisfeita, insistindo, por isso,  na necessidade de se fazer mais e melhor pelo Destino Açores. 

ALA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.