ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Bloco defende reforço do Orçamento do Serviço Regional de Saúde e alerta para falta de resposta na saúde mental

231views

O Bloco de Esquerda defende o reforço do financiamento do Serviço Regional de Saúde para garantir que dá uma resposta efetiva às necessidades de toda a população. Alexandra Manes destacou as lacunas na área da saúde mental, particularmente nos adolescentes e jovens.

A candidata do Bloco pela ilha Terceira, que visitou hoje o Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, diz que é necessário assegurar o acompanhamento dos jovens com problemas psiquiátricos no seu regresso aos Açores depois serem encaminhados para o continente, mas para isso, faltam pedopsiquiatras.

“Isto condiciona o regresso destes jovens para as suas famílias. Não podemos continuar a encaminhar adolescentes e jovens para o continente sem ter depois uma resposta no seu regresso à ilha”, reiterou a candidata.

Para alcançar este objetivo, o Bloco tem propostas para a fixação de médicos nos Açores, nomeadamente a criação de incentivos permanentes e que abranjam todos os médicos e adicionalmente a atribuição de um acréscimo de 40% do salário aos médicos que se dediquem exclusivamente ao Serviço Regional de Saúde.

O Bloco considera que estes incentivos têm que abranger todos os médicos, os que vêm, mas também os que já cá estão, e devem ser permanentes, e não apenas por três anos, como defende o atual governo.

“O setor privado tem absorvido uma grande quantidade de médicos do SRS” e é preciso reverter esta situação para “reforçar o Serviço Regional de Saúde, porque é o único que dá resposta a todas as pessoas”, afirmou Alexandra Manes.

A candidata afirma que “a prova de que o subfinanciamento que existe” é a falta de resposta, quer nas infraestruturas, nos equipamentos, e falta de aposta nos recursos humanos.

No que diz respeito ao Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, Alexandra Manes alerta para o problema de falta de gabinetes de consulta e aponta o edifício da Escola de Enfermagem, que está atualmente ocupado por um departamento do governo, como uma possível solução para expansão do Centro de Saúde.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.