ÚLTIMAS

REGIÃO | Vasco Cordeiro garante que professores dos Açores não perderão direitos com Governo Regional do PS

202views

Vasco Cordeiro garantiu, esta sexta-feira, que o Governo Regional do PS que vier a emergir das eleições do próximo dia 4 de fevereiro “honrará os compromissos que a Região tem assumido relativamente aos professores”, assim como “em relação a outras áreas”, assegurando que “ninguém irá perder nenhum direito”.

O candidato do PS a Presidente do Governo Regional falava após reunir com o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), em Ponta Delgada.

Vasco Cordeiro frisou que “não há razão absolutamente nenhuma para uma certa campanha de medo que se está a desenvolver, dizendo aos professores que perderão aquilo que têm direito pelo facto de haver um Governo Regional do PS”.

“Isso não é verdade, é importante desmenti-lo e dizer de forma muito clara, que o Governo Regional do PS honrará os compromissos que foram assumidos por este governo e ninguém perderá nenhum direito com o Governo Regional do PS”, sublinhou.

Numa reunião em que foram abordados aspetos relativos à estabilidade do pessoal docente e à falta de professores nas escolas dos Açores, Vasco Cordeiro reiterou que o objetivo fundamental do PS em matéria de Educação é o “sucesso do aluno”, o que passa também, naturalmente, pela “valorização da carreira do professor, como é o caso da recuperação do tempo de serviço”.

Vasco Cordeiro recordou os seus compromissos eleitorais, expressos no programa eleitoral do PS, que relevam para os professores, como “a questão dos quadros de ilha, a falta de habitações para acomodar professores em algumas ilhas ou a instabilidade do corpo docente” e “os incentivos à fixação de professores, que é uma matéria que ainda não está regulamentada e que nós queremos abordar”.

O socialista defendeu “melhorias”, igualmente, em termos da carga burocrática que é exigida aos professores.

O candidato do PS a Presidente do Governo Regional defendeu uma “abordagem integrada ao sucesso escolar”, como era o caso do PROSUCESSO (programa de sucesso escolar interrompido pelo governo da coligação PSD/CDS/PPM), uma vez que os últimos dados estatísticos dizem que “os Açores estão a ficar para trás em termos de abandono escolar”.

“Os Açores estavam no bom caminho e, depois de anos consecutivos a melhorar, os últimos dados demonstram que a Região está a ficar para trás na Educação. E para combater isso precisamos de um programa de sucesso escolar, chamando-lhe PROSUCESSO ou tendo outro nome qualquer”, sublinhou o candidato a Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

PS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.