“O Turismo dos Açores está a crescer. Temos mais passageiros, mais hóspedes, mais dormidas, mais receitas, mais sucesso”, afirmou à comunicação social, durante uma visita à Lagoa do Fogo, através de “shuttle”, acompanhado dos parlamentares social-democratas Délia Melo e Luís Raposo.
Para Rúben Cabral, o serviço de shuttle para a Lagoa do Fogo constitui “um exemplo importante” no que toca à gestão de fluxos da parte do Governo Regional, “porque o Turismo só é bom, se for bom para quem visita e para quem é visitado”.
A medida aplicada “demonstra que o Executivo tem consciência, visão de futuro e de sustentabilidade e este é um claro exemplo de sustentabilidade económica, ambiental e social”, disse.
De acordo com o deputado do PSD/Açores, “ao fechar os números do inverno IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), conseguimos perceber que em comparação com aquele que tinha sido o melhor resultado de sempre, em 2019, em 2023 e 2024, os Açores registaram um aumento de 28% em dormidas, por exemplo”.
Ao que sublinhou tratar-se de “um número bastante impactante num destino como os Açores”, acrescentando que, “em abril de 2024, já se verificou um novo aumento de passageiros, de dormidas e de hóspedes”.
Ou seja, segundo Rúben Cabral, “o número de passageiros aumentou em maio 12,5%, com especial enfoque no aumento de 44% de passageiros desembarcados em voos internacionais”.
O parlamentar social-democrata entende que os resultados que agora se colocam em cima da mesa “mostram, de facto, o esforço feito pelo Governo dos Açores e pelos operadores locais em promover, captar e desenvolver negócios nos mercados emissores estrangeiros”.
Rúben Cabral destacou, por fim, o acesso gratuito à Lagoa do Fogo, via shuttle, por parte dos residentes da Região Autónoma dos Açores.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU