AGENDAÚLTIMAS

HORTA | Presidente da Assembleia Legislativa inaugura exposição evocativa dos 100 anos de Raul Brandão nos Açores

63views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, inaugura, no próximo dia 2 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (BPARJJG), na cidade da Horta, a exposição coletiva «As Ilhas Desconhecidas. 100 anos de Raul Brandão nos Açores», uma iniciativa integrada no programa comemorativo dos 50 anos da Autonomia dos Açores.

A exposição assinala o centenário da publicação da obra As Ilhas Desconhecidas: Notas e Paisagens, de Raul Brandão, publicada em 1926, na sequência da viagem que o escritor realizou à Região em 1924. Considerada uma das mais marcantes referências literárias sobre os Açores, a obra retrata, através de um olhar sensível e humanista, as paisagens, o mar, as tradições e as comunidades insulares, constituindo um importante testemunho da identidade açoriana.

A Assembleia Legislativa associou-se à proposta apresentada por Luísa Costa Gomes, Giuseppe Sinaguglia e Maria do Céu Brito, reconhecendo nesta iniciativa uma oportunidade de estabelecer uma ligação entre a evocação do centenário da obra de Raul Brandão e as comemorações dos 50 anos da Autonomia política e democrática dos Açores.

A mostra propõe um diálogo entre a literatura e a criação artística contemporânea, convidando à reflexão sobre a forma como os Açores têm sido representados, vividos e afirmados ao longo do último século. Neste contexto, a exposição valoriza a cultura enquanto elemento fundamental da construção da memória coletiva e da identidade regional, estabelecendo uma relação simbólica entre o olhar literário de Raul Brandão sobre o arquipélago e a afirmação política e institucional proporcionada pela Autonomia.

A exposição reúne trabalhos de 13 artistas com diferentes percursos e linguagens artísticas: Luísa Costa Gomes, Giuseppe Sinaguglia, José Francisco Pereira (Al-Zéi), Maria do Céu Brito, Margarida do Bem Madruga, Margarida Godinho, Ana Correia, Alessandra MacKenzie, Sofia Sant’Ana, Jorge Falcato, Maria Eduarda Rosa, Celeste Freitas e Robin Hardy.

A iniciativa presta igualmente homenagem ao fotógrafo Jorge Barros (1944–2026), cuja obra constitui um importante contributo para a valorização e divulgação das paisagens e comunidades açorianas, destacando-se a sua ligação ao universo literário de Raul Brandão e a capacidade de captar, através da fotografia, a singularidade humana e paisagística do arquipélago.

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.