ÚLTIMAS

REGIÃO | Mónica Seidi acompanhou exercício Touro 2023 em Santa Maria

© Governo dos Açores
522views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, que tem a tutela da Proteção Civil e Bombeiros, esteve no sábado em Santa Maria a acompanhar o exercício Touro 2023.

Este é um evento que, anualmente, testa a capacidade destas forças na sua capacidade de resposta em situações de catástrofe, estudando, em campo, uma série de simulacros para atender a tempos de resposta, soluções encontradas e os pontos mais fortes e mais fracos, para que possam ser reforçados.

“Este é um momento fundamental para a nossa Proteção Civil, um dos momentos que mais se assemelham às situações reais e com avaliação de resultados” disse a Secretária Regional em declarações no local do simulacro de estrutura colapsada.

“É um evento anual de grande dimensão e complexidade, em que foram recriados 12 cenários, testando não só a capacidade de socorro às populações, como tivemos ainda, neste evento em particular, uma inovação que foi a articulação com a resposta pré-hospitalar e a linha de saúde, apostando na eficiência e eficácia da resposta imediata às vítimas”, prosseguiu.

Nestes eventos há uma articulação feita também com os municípios que são, inicialmente, os responsáveis pelo comando das operações, algo que se vai alterando com o decorrer das operações, conforme o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros vai assumindo o comando das situações.

A governante destacou ainda “a importância da complementaridade entre instituições diferentes presentes no exercício, pela necessidade de uma coordenação eficaz e harmonização destes procedimentos”, salientando a presença das ilhas da Macaronésia, Madeira, Canárias e Cabo Verde, com as quais a Região tem protocolos neste campo.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.