ÚLTIMAS

AÇORES | Berta Cabral destaca papel do turismo cultural na mitigação da sazonalidade e enaltece a recuperação do património para requalificação urbana

471views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu, este sábado, em representação do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, à inauguração do Hotel Vila Galé Collection São Miguel, localizado na cidade de Ponta Delgada.

Na sua intervenção, Berta Cabral referiu-se ao momento como “um marco importante não apenas para o turismo na Região, mas também para a revitalização do património” dos Açores e do “belo edifício” em causa, situado “numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada”.

“O investimento na requalificação deste edifício [antigo Hospital de Ponta Delgada] visando o alojamento turístico é uma extraordinária oportunidade para conferir uma nova vida a um dos mais relevantes ativos da cidade: o Campo de São Francisco”, adiantou, sublinhando tratar-se de “um local carregado de História e de valor cultural, material e imaterial, que acolhe todos os anos as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.

Para a governante, a inauguração do primeiro hotel do Grupo Vila Galé – um grupo histórico, com larga experiência no setor do turismo e com presença forte em Portugal e no Brasil, com mais de 40 hotéis – “é uma marca que certamente trará valor acrescentado ao turismo nos Açores”.

Berta Cabral considerou mesmo que “o hotel representa um trajeto de sucesso, que começou com uma visão ousada e uma ação arrojada”.

“A aposta do Grupo Vila Galé nos Açores não poderia ser mais oportuna. O turismo na nossa Região cresce significativamente, de forma saudável e sustentável, com uma dinâmica moderna e irreverente”, frisou.

A governante recordou que a Região possui atualmente uma notoriedade externa e uma conetividade internacional inéditas, tendo crescido este ano, entre janeiro e julho, mais de 15% face ao mesmo período do ano passado, e cerca de 28% nos proveitos, para além de um crescimento de 19,3% no número de passageiros desembarcados entre janeiro e agosto.

Segundo adiantou a Secretária Regional, “ao converter este magnífico edifício histórico num moderno hotel, o Grupo Vila Galé demonstra o compromisso com a recuperação do património e a requalificação urbana”.

E prosseguiu: “Esta transformação mais do que preservar a história e a identidade cultural do nosso passado, promove a sua valorização e elevação, trazendo nova vida a este espaço e criando oportunidades económicas e emprego para as comunidades locais”.

A governante referiu, por outro lado, que “o turismo cultural, que celebra a rica herança histórica e cultural dos Açores, desempenha um papel fundamental no nosso novo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030)”, levando a Região “ainda mais além da oferta de turismo de natureza”.

O plano em causa, prosseguiu, “não se limita à intenção de atrair visitantes, visa também oferecer experiências autênticas e profundas, que se enraízem na cultura, na história e na paisagem e natureza singular” dos Açores.

“O turismo cultural não é apenas sobre a contemplação passiva de monumentos históricos; é sobre a imersão respeitosa nas tradições e no estilo de vida açorianos, no nosso território e nas nossas vivências. É sobre visitar os nossos museus, participar nas nossas festividades, interagir com os residentes, proteger o nosso ambiente e descobrir as histórias que moldaram o nosso povo e a nossa terra”, afirmou.

Berta Cabral defendeu, inclusivamente, que o desenvolvimento do turismo cultural o desenvolvimento do turismo cultural é uma das melhores formas de contribuir para a mitigação da sazonalidade – que é um dos objetivos principais do novo PEMTA – e de potenciar o interesse por todo o nosso território, criando turismo todo o ano em todas as ilhas.

“A nossa diversidade e as nossas identidades locais são ativos singulares, que tornam cada recanto do nosso território numa nova história, numa experiência e numa descoberta para os nossos visitantes”, realçou.

A Secretária Regional com a tutela do turismo fez questão de reafirmar o compromisso do Governo dos Açores com o crescimento sustentável do setor na Região, referindo que “a paisagem intocada e a biodiversidade única das ilhas são tesouros que se devem proteger e preservar para as futuras gerações, rejeitando qualquer massificação ou de sobrelotação do destino”.

A governante enalteceu o espírito empreendedor do Grupo Vila Galé, apresentando as boas-vindas à Região, e assinalou o contributo da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, que permitiu a recuperação e a transformação do edifício em causa.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.