ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Federação Agrícola dos Açores repudia a redução de 3 cêntimos no preço/litro de leite à produção decretada unilateralmente pela UNICOL

135views

A Federação Agrícola dos Açores (FAA) repudia o anúncio da UNICOL de redução de três cêntimos/litro no preço do leite pago aos produtores das ilhas Terceira e Graciosa, a partir de ontem.

A medida, justificada pela UNICOL, com uma alegada “conjuntura adversa”, não convence os produtores, tanto mais que atinge um valor de que não há memória.

Acresce que esta medida arrasa o esforço de investimento por parte dos agricultores e dos jovens agricultores, que estão a recorrer ao PEPAC.

A Federação Agrícola dos Açores manifesta também a mais viva apreensão pelos efeitos que esta decisão, unilateral por parte da UNICOL, possa causar nas restantes ilhas, contaminando a restante indústria e lançando expetativas negativas sobre o sector.

Perante esta situação, complexa e muito difícil, a Federação Agrícola dos Açores vai propor junto do governo regional a reconversão para mais três mil direitos de vacas aleitantes, na transferência de leite para carne, que deverá abranger cerca de meia centena de produtores. Esta saída, que não é desejada, afigura-se como uma medida urgente, provocada pela própria indústria.

Em tempo útil a Federação Agrícola dos Açores apelou ao bom senso dos industriais, e renova agora o aviso de que a disponibilidade de matéria-prima poderá escassear, face à estratégia que a produção implementará nos próximos tempos, para se defender de mais uma agressão económica e psicológica.

FAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.