TERCEIRA | Investimento ao abrigo do PRR: Biblioteca Municipal na Praia da Vitória reforça meios multimédia e informáticos
A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o reforço das valências da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro (BMSR) é uma ação determinante para a dinamização da literacia e do conhecimento na comunidade. Vânia Ferreira sublinhou esta prioridade municipal, após visitar a infraestrutura para apresentar os novos equipamentos informáticos adquiridos pelo Município, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a autarca praiense, o investimento realizado é mais um contributo para que a BMSR seja um polo de difusão da informação no Concelho, “e demonstra que este Executivo está a aproveitar os fundos de investimento à disposição”.
“A candidatura municipal ao PRR no âmbito das Redes Culturais e Transição Digital centrou-se no reforço dos meios e equipamentos do serviço de multimédia da nossa biblioteca. Foram adquiridos seis equipamentos informáticos, estando quatro afetos à sala principal e dois às atividades infantojuvenis. Ampliamos, assim, a nossa capacidade, disponibilizando aos utilizadores meios mais modernos para as suas consultas, trabalhos ou atividades. Ao contrário do que muitos querem fazer crer, estamos, de forma responsável e rigorosa, a aproveitar os fundos disponíveis, a bem da população. Mas sempre numa perspetiva de sustentabilidade dos investimentos”, explicou a edil praiense.
O investimento realizado na BMSR teve por base os dados do Inquérito Anual da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, que revelavam a necessidade de aumentar o número de equipamentos nesta infraestrutura cultural.
“Dado o diagnóstico e o número de pedidos, avançamos para a candidatura, dotando-se a biblioteca de resposta face às exigências tecnológicas atuais. Além disso, temos vindo a dinamizar a nossa biblioteca pela ação da equipa de funcionários da valência. É nossa vontade, continuarmos nesse rumo, tendo por objetivo que a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro se consolide como um centro de conhecimento no nosso Concelho”, expressou Vânia Ferreira.
CMPV/RÁDIOILHÉU