ÚLTIMAS

AÇORES | Bloco defende avanços no bem-estar animal e alerta para risco de retrocessos se a direita continuar no governo

185views

O Bloco de Esquerda propõe avanços nas políticas de bem-estar animal nos Açores, como a implementação de campanhas de esterilização gratuitas permanentes. Numa visita à Casa do Animal, hoje, na Ribeira Grande, António Lima assinalou a falta de sensibilidade da direita para o bem-estar animal e deu o exemplo da proposta que o governo da coligação levou ao parlamento para tentar reverter o fim do abate de animais nos canis.

António Lima realçou o trabalho do Bloco de Esquerda pelo bem-estar animal, lembrando que o partido lutou desde 2016 no parlamento por uma política de “abate zero” nos centros de recolha oficial, para acabar com abate de animais como forma de controlo populacional.

O Bloco defende que, para reduzir o abandono de animais, “o foco tem que estar na prevenção”, por isso, é preciso que existam campanhas permanentes de esterilização gratuita de animais de companhia, assim como programas de captura, esterilização e devolução (CED), no caso dos gatos, para evitar a reprodução descontrolada.

António Lima apontou a falta de sensibilidade do governo nesta matéria: “Colocar nas mãos da coligação e da direita as políticas de bem-estar animal é um perigo”, porque isto pode significar um retrocesso naquilo que já foi alcançado.

O candidato do Bloco de Esquerda às próximas regionais destacou o trabalho voluntário de quem se dedica à causa da proteção dos animais: “É preciso valorizar o trabalho que é feito pelos voluntários e pelas associações, que têm tido grandes dificuldades ao nível do apoio público para a sua atividade, que é uma responsabilidade da Região”.

“O voto no Bloco de Esquerda é fundamental para manter o que foi conseguido ao longo dos anos ao nível do bem-estar animal, mas também para ir mais longe”, resume o coordenador do partido.

“Hoje destacamos o bem-estar animal, mas esta é apenas uma parte de um programa eleitoral vasto que quer fazer diferente, fazer melhor e que não seja a continuação da política da coligação de direita”, disse ainda António Lima, que acrescenta que é o voto no Bloco que “vai garantir melhorias nos serviços públicos, no rendimento das pessoas e nas políticas de habitação”, por exemplo.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.