ÚLTIMAS

AÇORES | Deputado da IL Nuno Barata na ilha de Santa Maria de 22 a 26 de setembro

371views

O Deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento Açoriano, Nuno Barata, inicia, na próxima quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, uma visita de cinco dias à ilha de Santa Maria, visando tomar contacto com as forças vivas locais, contactando com a realidade dos setores da saúde, educação, agropecuária, pescas, atividades turísticas, projetos espaciais, proteção civil, autarquias locais, cooperativa de artesanato e associação juvenil, entre outros.

Dando seguimento à estratégia definida pelos liberais insulares de visitar todas as ilhas da Região, este mês é dedicado a Santa Maria, popularmente designada por ilha do Sol, onde na quinta-feira, logo às 8h00, o parlamentar visita as instalações do Centro de Saúde de Vila do Porto e reúne com o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha. Segue-se, pelas 11h00, uma visita à Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues e reunião com o respetivo Conselho Executivo. Da parte da tarde, de dia 22, Nuno Barata reúne-se, pelas 14h00, com o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Porto, seguindo para as imediações do porto comercial e do porto de recreio onde reunirá com empresários ligados à náutica de recreio (empresa NautiBotelho, pelas 15h30) e com a Associação de Operadores Marítimo-Turísticos dos Açores (a AOMA), pelas 16h30.

O segundo dia da visita, sexta-feira, dia 23, começa pelas 9h00, com uma visita à Agromariensecoop – Cooperativa de Produtores Agropecuários da ilha de Santa Maria, seguindo-se, pelas 11h00, uma reunião com o Núcleo de Santa Maria da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada. Às 14h00, Nuno Barata reúne com a ARCOA (Associação Regional de Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores), seguindo para a RAEGE (Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais), projeto inserido na Estratégia dos Açores para o Espaço, visitando a infraestrutura instalada nos Piquinhos de São Pedro às 15h00. Uma hora e meia depois, pelas 16h30, o Deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores tem encontro marcado com a Direção e Comando da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santa Maria, terminando o segundo dia de visita com os Presidentes das Juntas de Freguesia de Santa Bárbara e São Pedro.

Já no sábado, dia 24, pelas 9h00, reunião com o Presidente da Junta de Freguesia de Santo Espírito, enquanto às 11h00 o eleito regional liberal visitará a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria. A parte da tarde de sábado será dedicada a visitar explorações de empresários agrícolas marienses. 

No domingo, dia 25, da agenda constam contactos reservados, terminando a visita de Nuno Barata na segunda-feira, dia 26, reunindo-se com a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, pelas 9h30, nos Paços do Concelho, de onde seguirá para a Associação de Pescadores da Ilha de Santa Maria, reunindo com a sua Direção pelas 11h30. A última ação prevista pelo Deputado da IL/Açores na ilha mais oriental do arquipélago está prevista as 14h30 de segunda-feira, sendo uma reunião com os responsáveis pela Associação Juvenil de Santa Maria, no Largo Convento de Santo António.

Esta será a quinta visita oficial de Nuno Barata a uma ilha do arquipélago, este ano, depois de o ciclo iniciado em março passado que já levou o parlamentar da IL às ilhas Graciosa, Corvo, Flores e São Jorge. Segue-se Santa Maria, estando no calendário, nos próximos meses, agendadas visitas semelhantes às ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Miguel.  

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.