ATUALIDADE | Chega quer respostas sobre equipamento de neuro-modulação para doentes de Machado-Joseph nas Flores

O CHEGA fez aprovar em sede de Orçamento para 2026 a aquisição de uma máquina de neuro-modulação, para tratamento da Doença de Machado-Joseph na ilha das Flores. Uma proposta aprovada por unanimidade e que o Governo Regional garantiu, em resposta a um requerimento do CHEGA de Março deste ano, que a aquisição do equipamento estava prevista para o decurso do presente ano.
Ora, estando já no último trimestre do ano, ainda não se sabe quando será efectivamente adquirido e disponibilizado na ilha das Flores, o que motivou um requerimento do Grupo Parlamentar do CHEGA questionando quando será adquirido o equipamento, que profissionais assegurarão o seu funcionamento e quando será disponibilizado aos doentes das Flores.
Para o líder parlamentar do CHEGA, José Pacheco, “os compromissos assumidos pelo Governo Regional não podem ficar apenas pelas respostas aos requerimentos ou pelas intenções inscritas nos documentos orçamentais. É necessário que se traduzam em medidas concretas, sobretudo quando está em causa a qualidade de vida de pessoas que enfrentam uma doença neuro-degenerativa progressiva”.
José Pacheco refere que os doentes da ilha das Flores, onde há maior prevalência da doença de Machado-Joseph, têm de ter acesso “a melhores condições de acompanhamento e tratamento, sem que o isolamento geográfico da ilha represente mais uma dificuldade”.
O CHEGA reforça que os doentes e as suas famílias “precisam de resposta concretas, não de promessas sucessivamente adiadas”, tal como tem vindo a acontecer com várias propostas que vão sendo incluídas e aprovadas nos Orçamentos da Região e depois não têm consequência.
CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU






