TERCEIRA | PS e PSD são os únicos responsáveis por ainda haver cortes nas pensões de ex-trabalhadores da Base das Lajes
Alexandra Manes acusou hoje PS e PSD de serem os únicos responsáveis pelo facto de muitos ex-trabalhadores da Base das Lajes continuarem a ter cortes nas suas pensões, porque foram estes partidos que recentemente, na Assembleia da República, votaram contra a proposta que acabava com estes cortes injustos.
Em julho do ano passado, o parlamento dos Açores aprovou uma iniciativa do Bloco de Esquerda para acabar com o corte nas pensões dos ex-trabalhadores da Base das Lajes, assim como de outras profissões abrangidas pelo regime de antecipação da idade de reforma, que se aposentaram antes de 2020.
Para entrar em vigor, a proposta teria que ser posteriormente aprovada na Assembleia da República, mas PS e PSD votaram contra, impedindo que fosse reposta a justiça aos trabalhadores da Base das Lajes.
Sobre o facto de os deputados dos Açores do PS e PSD terem votado a favor, a deputada do Bloco salienta que isto não apaga esta responsabilidade, porque só há um PSD e um PS na Assembleia da República.
Alexandra Manes lembrou também que o fim deste corte nas pensões que atinge muitos ex-trabalhadores da Base das Lajes foi uma das condições que o Bloco de Esquerda colocou ao PS para votar a favor do Orçamento de Estado, que viria a ser reprovado na Assembleia da República devido à intransigência do PS.
O Bloco de Esquerda votou hoje a favor da proposta que se destina a acabar com os cortes apenas para os ex-trabalhadores da Base das Lajes, mas salienta que continua a defender que estes cortes injustos deviam acabar para todos os trabalhadores de todas as profissões que sofrem esta injustiça.
BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU