ATUALIDADE | Forças Armadas têm demonstrado “dedicação exemplar” aos Açores, diz Faria e Castro
O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, esteve presente, na sexta-feira, no encerramento do II Curso de Segurança Marítima, promovido pelo Atlantic Centre, que este ano se dedicou ao tema da “Segurança Marítima e Segurança Humana”, na Base Aérea das Lajes.
O curso, dirigido a 30 auditores de nove países atlânticos, nomeadamente de Angola, Brasil, Camarões, Estados Unidos da América, Gana, Guiné-Bissau, Marrocos, Portugal e Senegal, contou com oradores portugueses e estrangeiros de instituições internacionais, como a NATO, as Nações Unidas, a União Europeia, assim como com instituições académicas internacionais.
Segundo Pedro de Faria e Castro, “os Açores só se defendem com meios”.
“As nossas forças armadas têm demonstrado, ao longo dos tempos, uma dedicação exemplar à sua missão nos Açores”, realçou.
E prosseguiu: “Os estão a mudar. As crescentes responsabilidades de Portugal no Atlântico impõem os correspondentes meios. O cumprimento da afirmação da soberania de Portugal nestas ilhas, que em primeiro lugar se revela pelas missões de segurança e defesa, é o primeiro e maior contributo da República para os seus cidadãos que têm estas ilhas como sua residência”.
A iniciativa, subordinada ao tema “Segurança Marítima e Segurança Humana”, foi realizada em parceria com o Instituto da Defesa Nacional, o Comité de Perspetiva de Género da NATO e o Ministério da Defesa dos Camarões, e com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Base Aérea n.º 4.
GRA/RÁDIOILHÉU