ATUALIDADE | Berta Cabral e Maria João Carreiro tomaram hoje posse na Assembleia Legislativa Regional
As novas Secretárias Regionais Berta Cabral e Maria João Carreiro tomaram hoje posse, na Horta, como governantes com as pastas do do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, respetivamente, iniciando agora funções no XIII Governo Regional dos Açores.
À margem da cerimónia de tomada de posse, no Parlamento açoriano, Berta Cabral destacou que, na área do Turismo, é essencial “voltar a fazer crescer o setor” como em 2019, ano pré-pandemia.
“Este trabalho é fundamental, porque é talvez o setor com maior potencial de crescimento e desenvolvimento da região e que permite alavancar todos os outros”, destacou a nova governante.
Os transportes são também essenciais, garantiu Berta Cabral, indicando que este setor está “relacionado com o turismo e com a mobilidade dos Açorianos”.
Relativamente à pasta das Infraestruturas, a nova Secretária Regional sublinhou que é uma “área principal, pois determinam toda a qualidade de vida”.
Berta Cabral explicou ainda que, do ponto de vista estratégico, “é cedo para referir algumas medidas” a tomar, mas assegurou a “continuidade das políticas em curso”, adiantando que poderá haver algumas adaptações, “em função da conjuntura mundial que se vive”.
Para a nova Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, o desempenho do cargo será feito em “prol do bem-estar do povo Açoriano, desde logo na qualificação profissional, no combate ao desemprego e nas medidas já articuladas para o crescimento económico da sociedade”.
Maria João Carreiro avançou também que irá manter as políticas da sua tutela “já postas em prática” e de comprovado sucesso.
De acordo com a governante, “estão no bom caminho” as medidas no âmbito da qualificação profissional e algumas medidas que visam “integrar os desempregados no mercado de trabalho” regional.
Quanto a possíveis novas decisões na área da qualificação profissional e do emprego, a nova Secretária Regional revelou que existem sempre pontos a serem “aperfeiçoados” para se “atingir mais e melhor” em prol dos Açores e dos açorianos.
GRA/RÁDIOILHÉU