ÚLTIMAS

AÇORES | Parlamento assinala conquistas do 25 de Abril por proposta do Bloco de Esquerda

517views

O parlamento dos Açores aprovou hoje por unanimidade um voto de saudação – apresentado pelo Bloco de Esquerda – pela Revolução de 25 de abril, prestando tributo a todas e todos aqueles que se envolveram na luta contra o fascismo e a ditadura e se empenharam pela democracia social e laboral e pela implementação do Estado social.

Alexandra Manes, deputada do Bloco de Esquerda, lembrou que foi “com a liberdade que abril semeou e com a constituição de 1976” que os Açores alcançaram a autonomia política e administrativa, e que foi também o 25 de Abril que trouxe “conquistas da Liberdade e dos direitos fundamentais que foram adquiridos, nomeadamente na saúde, com a criação do Serviço Nacional e Regional de Saúde, na educação, que deu lugar à criação da Escola Pública, no direito à habitação e nos direitos dos trabalhadores, atribuindo uma maior dignidade a quem trabalha.

“Manter vivo o espírito de abril implica aprofundar a democracia e combater as desigualdades e a exclusão social”, disse a deputada do Bloco de Esquerda.

“Muito foi conquistado, mas ainda há muito por conquistar”, assinalou Alexandra Manes, referindo que “continuam a existir fortes necessidades de investimento em serviços públicos essenciais” e que “ainda há muitas açorianas e muitos açorianos que não têm acesso à cultura, aos transportes públicos, à habitação, à saúde ou às telecomunicações da mesma forma”.

“Numa altura em que a democracia cumpre mais dias vividos do que os 48 anos de ditadura vivida em Portugal, reiteramos a defesa dos valores da liberdade, democracia e solidariedade. Pois é mantendo viva a lembrança simbólica desse marco fundador da democracia que mantemos viva a luta pela conquista de mais direitos e de uma vida mais justa para todos e para todas”, concluiu a deputada.

BE/AÇORES/RÁDIOILHIÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.