XTB

XTB | Destaques da manhã nos mercados, 11 de Junho de 2024

FOTO | Henrique Tomé, analista da XTB;
310views

Os índices de Wall Street terminaram as negociações de ontem em alta, depois de recuperarem as perdas do início da sessão. O S&P 500 ganhou 0,26%, o Dow Jones adicionou 0,18%, o Nasdaq subiu 0,35% e o Russell 2000 subiu cerca de 0,25%.

Os índices da Ásia-Pacífico estiveram a ser negociados de forma mista esta madrugada – o Nikkei valorizou 0,3%, o S&P/ASX 200 caiu 1,3%, o Kospi valorizou 0,5% e o Nifty 50 subiu 0,3%. Os índices da China recuaram cerca de 0,5-1,7%.

Calendário económico: Investidores aguardam pelos dados do IPC nos EUA de quarta-feira

O calendário económico de hoje encontra-se relativamente vazio, com os investidores a aguardarem pelos resultados da inflação medida pelo IPC nos EUA que será conhecida amanhã. Além disso, no mesmo dia também será conhecida a decisão da FOMC sobre as taxas de juro. Embora não se espere mudanças nas taxas, será um evento importante sobretudo porque se trata da reunião trimestral que será marcada pela publicação das projeções económicas do Banco.

Na Europa, a sessão de ontem ficou marcada por alguma turbulência, apesar de os índices bolsistas terem recuperado mais tarde. Os resultados do Parlamento Europeu e a instabilidade em França acabaram por ser os drivers para os mercados.

Os futuros europeus reagiram em baixa depois dos resultados dos votos para o Parlamento terem mostrado um aumento da extrema direita, ao mesmo tempo que o presidente francês, Emmanuel Macron, convocou eleições antecipadas que abriram a porta para uma possível vitória do partido de extrema direita de Marine Le Pen. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.