SÃO JORGE

VELAS | Município procede a reabilitação do caminho de acesso à Fajã de Além

327views

O Município de Velas mantém a aposta no melhoramento das Vias Municipais um pouco por todo o Concelho, criando mais e melhores acessibilidades e condições de segurança a todos quantos usam as vias em causa. 

No âmbito do Pacote de Pavimentações a decorrer um pouco por todo o Concelho, precede-se à reabilitação do acesso automóvel até ao Trilho Pedestre da Fajã de Além, em Sto. António, Freguesia do Norte Grande. 

Esta intervenção, com um valor global da Empreitada na ordem de um milhão e meio de euros, sendo cerca de 165 mil euros na via em causa suportados por fundos próprios da Autarquia, para além de reabilitar o piso até agora em terra batida (saibro) e que passará a massa asfáltica, foram também construídos novos muros de suporte e contenção da via e criada uma zona de estacionamento com maior dimensão, por via da cedência de terreno pelo Senhor Moisés, ao qual, uma vez mais, deixamos o nosso agradecimento. 

Importa salientar que a obra em causa visa igualmente corrigir o encaminhamento das águas pluviais, para a linha de água adjacente, bem como a reposição do Fio, único em funcionamento na Ilha que, para além da sua importância para transporte de bens pela População, é de grande relevo em termos históricos, das vivências da Nossa Terra.

Outro aspeto a referir, é a harmonia que queremos incutir em todo o Concelho em termos de imagem e ambiente urbano, privilegiando materiais endógenos como é o caso da pedra basáltica que é tão nossa, bem como dando-lhe em simultâneo alguma contemporaneidade com o uso da madeira tratada e betão pigmentado de vermelho, imitando o cascalho, materiais usados no pequeno Miradouro que lá está a ser construído. 

Há a realçar que com esta obra, fica facilitado o acesso e operacionalização de Viaturas de Socorro em caso de necessidade, mais concretamente até à entrada do trilho pedestre da Fajã de Além.

CMV/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.