SÃO JORGE

VELAS | José Manuel Bolieiro lembra avanços na área social e apela a uma sociedade “verdadeiramente solidária”

© Governo dos Açores
612views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou hoje os avanços garantidos pelo atual Executivo na área social, em concreto no que refere aos idosos, mas fez um apelo a uma sociedade “verdadeiramente solidária”, que abarca instituições várias, mas também as famílias dos utentes.

“Temos feito uma recuperação de um período de abandono. Não posso deixar de cristalizar neste instante uma mensagem justa: corrigimos o erro e negligência do passado”, sinalizou José Manuel Bolieiro, falando nas Velas, em São Jorge, na inauguração das obras de ampliação e requalificação da cozinha da Casa de Repouso João Inácio de Sousa.

“Fazemos da nossa marca uma presença solidária”, prosseguiu o governante, que esteve presente na inauguração da obra de ampliação com o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, que tutela a área social.

“A melhor virtude que termos é chegarmos ao vosso estatuto de condição idosa com a solidariedade da família e a solidariedade das instituições”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, dirigindo-se a dezenas de utentes da Casa de Repouso João Inácio de Sousa.

O governante defendeu ainda as parcerias com o poder local, que permitem “fazer mais com menos”.

E sustentou: “todos temos sempre menos do que é preciso e gostaríamos de ter. Mas com parcerias podemos fazer mais”.

No final da sessão, José Manuel Bolieiro foi perentório: “Tenho o coração cheio. Vale a pena investirmos os parcos recursos que temos a favor das pessoas. Uma casa de repouso é um lugar de conforto e confiança. Faço esse apelo: que sejamos uma sociedade verdadeiramente solidária”.

A requalificação da cozinha da IPSS teve como base o facto de esta se encontrar obsoleta e subdimensionada – assim, a proposta feita assentou na agilização no processo de confeção de refeições e dotou as referidas instalações de equipamento obedecendo às normas legais em vigor.

A Casa de Repouso João Inácio de Sousa foi criada em 1903 e encontra-se situada na zona central das Velas, tendo como área de atuação a população idosa e sem abrigo.

Tem como Presidente de Direção Paulo Manuel Pacheco Silveira.

A instituição possui uma capacidade instalada e protocolada de 233 lugares, apoiando na totalidade 158 utentes.

Nesta legislatura, a IPSS foi apoiada pelo ISSA e DRSS em cerca de 2,5 milhões de euros, dos quais cerca de 700 mil euros foram destinados para a empreitada hoje inaugurada.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.