ÚLTIMAS

TERCEIRA | Secretária Regional da Saúde e Desporto recebeu Ordem dos Enfermeiros

© Governo dos Açores
417views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, recebeu na quarta-feira em audiência, em Angra do Heroísmo, com o Presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros dos Açores, Pedro Soares.

Uma das questões em cima da mesa foi o ponto de situação no que concerne às valorizações nas carreiras destes profissionais, cujas listagens se encontram a ser trabalhadas pelos serviços das várias instituições, em coordenação com a Direção Regional de Saúde. 

A Secretária Regional adiantou que, até ao final do corrente mês, estará pronto um despacho conjunto entre a Secretaria Regional de Saúde e Desporto e a Secretaria das Finanças, Planeamento e Administração Pública, relativo aos enfermeiros especialistas que não tinham sido abrangidos no período entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2019.

Outro ponto deste encontro foi a análise da situação “dos enfermeiros especialistas que estão no escalão intermédio”, especificou a governante, “uma análise que continua a ser feita neste contínuo esforço” que tem sido “de honrar os compromissos e continuar a trabalhar para o bem-estar e para o conforto destes profissionais que tanto deram à sociedade”

Em maio foi aprovado no Parlamento dos Açores o Decreto Legislativo Regional que define as regras de contagem do tempo de serviço dos trabalhadores das carreiras de enfermagem para efeitos de progressão na carreira e de transição para a categoria de enfermeiro especialista, assim como a circularidade,  que  reconhece igualmente aos trabalhadores das carreiras de enfermagem e especial de enfermagem o direito à contagem integral do tempo de exercício de funções que detêm, para efeitos de alteração da posição remuneratória, no caso de sucessão na posição jurídica de empregadores públicos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.