AGENDA

TERCEIRA | Agenda. Governo dos Açores promove conferência internacional “Novos Desafios de Segurança e Defesa”

© Governo dos Açores
506views

O Governo Regional dos Açores promove na próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, às 18h00, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, uma conferência internacional subordinada à temática “Novos Desafios de Segurança e Defesa”.

O orador principal desta conferência será Anders Adlercreutz, Ministro dos Assuntos Europeus e da Gestão de Propriedade no Governo da Finlândia, que abordará o caso concreto deste país no panorama da nova geopolítica mundial com uma palestra intitulada “Novos desenhos de segurança e defesa: o caso da Finlândia”.

Aproveitando a presença do ministro finlandês na ilha Terceira, esta conferência visa debater as novas realidades de um mundo em transformação, marcado pela crise ecológica, pelas alterações demográficas e por mudanças nas relações de poder entre os Estados.

Igualmente relevante para o debate será a discussão em torno do posicionamento da Região Autónoma dos Açores face às mutações políticas, geográficas e ambientais a nível global.

Tendo como pano de fundo a guerra da Rússia com a Ucrânia e a reorganização em curso ordem mundial, este evento terá ainda uma mesa-redonda de reflexão composta por três individualidades de reconhecido mérito académico e profissional nas áreas da Ciência Política, da Geoestratégia, da História e do Direito, cujo tema será “O nosso mundo: desafios e perspetivas”.

Armando Mendes, jornalista do Diário Insular, Doutor em História, Defesa e Relações Internacionais pelo ISCTE-IUL, em parceria com a Academia Militar, e autor de vários trabalhados que abordam o espaço geopolítico dos Açores será um dos intervenientes no debate. Participarão ainda na mesa-redonda o Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e colunista de política internacional do jornal Expresso, Miguel Monjardino, e o Professor da Universidade de Laval, no Quebeque, na área do direito internacional público, Vladislav Lanovoy.

A abertura do evento ficará a cargo do Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, e o encerramento contará com uma intervenção final do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.

A entrada é livre, mas devido à limitação de lugares, fica sujeita a confirmação por telefone – 295 402 300.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.