AGENDA

PORTUGAL | Agenda. James Taylor-Foster, Ana Sena, Mário Laginha e Václav Klaus confirmam presença nas Conferências do Estoril

619views

São mais de uma dezena os novos oradores, nacionais e internacionais, que acabam de confirmar presença na 8ª edição das Conferências do Estoril. O encontro, que traz ao palco Prémios Nobel, Pulitzer e Emmy, investigadores e cientistas, aventureiros e artistas, empreendedores e gestores, entre muitas outras áreas de especialidade, propõe o diálogo aberto e inclusivo sobre os principais desafios da atualidade para a construção de um futuro mais sustentável e baseado em mais igualdade, equidade, justiça e paz, realiza-se nos dias 1 e 2 de setembro no Campus de Carcavelos da Nova SBE.

Václav Klaus (ex-Presidente da República Checa), Mevlüt Çavusoglu (ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros  da República da Turquia) e James Taylor-Foster (o prestigiado arquiteto e curador do ArkDes – Centro Sueco de Arquitetura e Design) são três das mais recentes presenças internacionais confirmadas no evento que contará também com a participação de notáveis líderes nacionais como o CEO da EDP, Miguel Stillwell D’Andrade, o Presidente Executivo da Fundação José Neves, Carlos Oliveira e a Senior Strategic Partnerships Manager da Twitch, Ana Sena, jovem destacada em 2022 na lista 30 Under 30 da revista Forbes e, ainda, o pianista Mário Laginha, internacionalmente reconhecido como um dos maiores da atualidade.

Amplamente reconhecido pela sua contribuição no desenvolvimento de políticas económicas internacionais, com especial destaque na defesa dos princípios do mercado livre, Václav Klaus (República Checa) é um dos mais influentes economistas e políticos da atualidade. Autor de inúmeros artigos e livros de economia, política e políticas públicas, participa nas Conferências do Estoril no painel dedicado ao tema POLÍTICAS, partilhando a visão e ampla experiência governamental que o torna numa das mais relevantes figuras da atualidade na formação do discurso económico e político na Europa contemporânea. No debate sobre o mesmo tema, participa também o diplomata e político turco Mevlüt Çavusoglu (Turquia), com a sua experiência diplomática e o seu compromisso na promoção de diálogo e cooperação entre as nações para a resolução pacífica de conflitos, que durante 9 anos ocupou o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores da Turquia.  Durante as Conferências do Estoril o painel POLÍTICAS conta ainda com a participação de Pedro Conceição (Diretor do Human Development Report Office, Portugal), Luís Cabral (Paganelli-Bull Professor de Economia na NYU Stern School of Business, Portugal), Danilo Turk (Presidente do Club de Madrid e Ex-Presidente da Eslovénia, Eslovénia) e Cristina Duarte (Conselheira do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África, Cabo Verde).

Nos debates dedicados ao tema PESSOAS E SAÚDE, James Taylor-Foster (Reino Unido), ex-editor do ArchDaily e atual curador do Centro Sueco de Arquitetura e Design, participa na reflexão sobre Singularidade num mundo diverso partilhando a sua visão de como, sendo diferente podemos fazer a diferença.  A ele junta-se a jovem portuguesa Ana Sena, uma das Forbes 30 Under 30, nomeada pelo seu trabalho no mundo do entretenimento digital, que irá contribuir para este painel com a sua vasta experiência nas áreas de gaming e live streaming numa das maiores empresas de live stream da Amazon (Twitch). A reflexão sobre ‘Como podemos criar um mundo com igualdade de oportunidades para todos’ conta ainda com a participação de Carlos Oliveira (Portugal), Presidente Executivo da Fundação José Neves e ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, no XIX Governo Constitucional Português. O profissional, condecorado como Oficial da Ordem de Mérito pelo ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, foi ainda assessor do European Innovation Council (EIC), entre 2016 e 2021.

O painel PESSOAS E SAÚDE conta ainda com a participação de Carolina Duarte (sprinter e vice-campeã do Mundo 400m livres, Portugal), Lars Strannegård (Dean da Escola de Economia de Estocolmo, Suécia), Fernando Bozza (Investigador e  Diretor do Critical Care Lab na Fundação Oswaldo Cruz, Brasil), Manuela Veloso (Diretora do J.P. Morgan AI Research e professora emérita da Universidade Herbert A. Simon na Carnegie Mellon University, Portugal), Geir Arild Espnes (Professor Líder em Saúde Pública e Medicina Comunitária, Noruega) e dos já anunciados Fola David (Médico e artista de hiper-realismo, Nigéria), Eldar Shafir  (psicólogo e professor de Ciências Comportamentais na Universidade de Princeton, USA), Karim R. Lakhani (Dorothy & Michael Hintze Professor na Harvard Business School, EUA), Anindya Ghose (Heinz Riehl Chair Professor, NYU Ster, India), Jo Røislien (Professor de Estatistica Médica na University of Stavanger,  Comunicador e TV Performer, Noruega), Klara Jelinkova (Vice-Presidente e Diretora de Informações na Universidade de Harvard, EUA), Nelly Enwerem-Bromsom (Director Global na Women in Global Health, Nigéria), Ricardo Gil da Costa (Chief Executive Office na Neuroverse, Portugal), Zohray Talib (Professor Associado Adjunto de Medicina e de Política de Saúde no George Wash, EUA), Aaron Ciechanover (Nobel da Química 2004, Israel) e Alexandra Palt (L’Oreal Foundation, Áustria).

Miguel Stillwell D’Andrade (Portugal), atual CEO da EDP e profissional com mais de 20 anos de experiência no setor de energia vai participar no painel dedicado ao tema PLANETA, a par com os já confirmados Maya Gabeira  (campeã do mundo e Recordista do Guiness em 2020 para a maior onda já surfada por uma mulher, Brasil), Sir Richard Roberts (Nobel da Medicina 1993, Reino Unido), Sameera Chukkapalli (Fundação Obama, India), Erden Eruç (primeira pessoa a completar a circunavegação da Terra totalmente a solo e exclusivamente movida por força motriz humana, Marrocos) e João de Macedo (surfista de ondas gigantes e co-fundador da Save The Waves Coalition, Portugal).

Gerard Ryle (Austrália), diretor do ICIJ – Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, vencedor de um Pulitzer em 2017, irá marcar presença nas Conferências do Estoril no debate e reflexão sobre jornalismo e investigação associados à exposição da corrupção e fraude.  

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.