A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, visitou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, no Centro de Saúde de Vila Franca do Campo, em São Miguel, concluídas as obras de beneficiação daquele espaço.
Cumprido o compromisso assumido pelo Governo dos Açores, procedeu-se à resolução de problemas na cobertura, chão, janelas e infiltrações que, no passado, tinham levado a que alguns dos espaços estivessem fechados.
“Apesar dos investimentos que já foram assumidos publicamente para um futuro muito próximo, temos consciência de que é necessário continuar a melhorar as atuais infraestruturas”, disse Mónica Seidi.
Além disso, a governante destacou “a felicidade de aumentar a capacidade e o número de camas que tínhamos em Vila Franca do Campo. Passámos de nove para dezasseis camas, portanto, há um acréscimo de sete camas à rede o que, obviamente, é uma mais-valia para todos os utentes do Serviço Regional de Saúde”.
A rede regional de cuidados continuados em São Miguel vê, assim, crescer a sua capacidade de 98 para 105 camas.
“Temos a rede distribuída por várias instituições: a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, Lagoa, Clínica do Bom Jesus, Centro de Saúde da Ribeira Grande e Vila Franca do Campo, sendo que Nordeste e Povoação, de momento, encontram-se encerrados”, disse a governante, acrescentando que “no Nordeste, já temos o visto do Tribunal de Contas e a breve trecho iremos iniciar a obra, o que acontecerá no último trimestre deste ano e começará, precisamente, pela zona afeta aos cuidados continuados”.
O aumento deste espaço demonstra que o Governo Regional está a conseguir dar resposta a esta questão, o que continuará com mais sete lugares a criar no Nordeste, destacando-se ainda o facto de não haver lista de espera significativa e que, mesmo esta, de apenas quatro utentes, se deve ao cumprimento dos devidos trâmites que implicam a realização de um plano de saúde e tratamento específico para cada um dos doentes.
Mónica Seidi aproveitou a ocasião para anunciar o novo nome para a Coordenação da Rede Regional de Cuidados Continuados, a médica Diana Freitas, que iniciará funções em Setembro, desejando “que venha dar continuidade ao trabalho do atual responsável mas também incutir, com a sua experiência, outro tipo de dinamismo à Rede”.
GRA/RÁDIOILHÉU