ÚLTIMAS

TERCEIRA | Angra do Heroísmo celebrou ‘Dia Mundial dos Avós’

532views

O Município de Angra do Heroísmo, celebrou no dia 26 de julho, o Dia Mundial dos Avós,  no Jardim Duque da Terceira.

Um momento de convívio, partilha e aprendizagem entre avós e netos, através de um conjunto de atividades intergeracionais, permitiram que os avós transmitissem aos mais novos conhecimentos e experiências, adquiridos ao longo sua da vida.

Fátima Amorim, Vereadora do Município de Angra do Heroísmo, refere que: “é importante a comemoração do Dia Mundial dos Avós, com o intuito de promover um dia diferente, mas sobretudo, agradecer-lhes o contributo que estes dão para a sociedade, para as famílias e  sobretudo ajudando os pais a cuidar e a educar os netos, fazendo também uma ligação ao passado. Proporcionámos neste dia, um tempo de qualidade entre avós e netos, contribuindo assim para o fortalecimento de laços afetivos e recordar histórias do passado”.

O evento teve o seu início às 10h00 com a abertura de bancas que foram organizadas e preparadas pelos centros de convívio e lares de idosos do nosso concelho, e contou com animação infantil. Às 10h30 iniciaram-se três atividades. O peddy paper “Turista na Tua Terra – Caça ao tesouro” que permitiu conhecer os recantos do Jardim Duque da Terceira; Pilates para avós e netos com a Fisioterapeuta Jacinta Figueiredo; e o jogo sobre a alimentação saudável com a nutricionista Beatriz Henriques.

Após as atividades da manhã, seguiu-se uma pausa para almoço com música ambiente, onde vários avós e netos, desfrutaram das mais variadas iguarias e petiscos preparados pelos utentes dos Centros de Convívio/Lares do Concelho. Após o almoço, pelas 13h30 realizou-se um animado jogo de bingo.

A fechar o programa realizou-se um momento musical pelas 15h00, com a atuação da banda Tradisons.

Fátima Amorim, fez um balanço muito positivo deste dia, referindo que foram muitos os visitantes do jardim, e foi importante ver o carinho entre avós e netos, referindo ainda a importância das famílias ouvirem e valorizarem os seus avós, pois a sua experiência e conhecimento são um contributo essencial para a estabilidade das famílias. Agradecendo aos centros de dia e lares, todo o trabalho que tiveram ao apresentarem excelentes petiscos, que tivemos oportunidade de degustar.

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.