SÃO JORGE

SÃO JORGE | “Apesar das nuvens, hoje é um dia de sol”, diz José Manuel Bolieiro na inauguração da reabilitação do Centro de Saúde das Velas

© Governo dos Açores
537views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu hoje à inauguração da empreitada de reabilitação e beneficiação do Centro de Saúde das Velas, demonstrando “satisfação pelo realizado e esperança pela oportunidade” de futuro “numa área tão decisiva como a saúde”.

“Apesar das nuvens, hoje é um dia de sol. É um dia de brilho, de satisfação pelo realizado e de esperança pela oportunidade numa área tão decisiva como a saúde. A nossa missão é dar esperança as comunidades, aos que são a razão da nossa missão”, sublinhou o governante.

A inauguração tida esta manhã integrou o segundo de três dias de visita estatutária à ilha de São Jorge.

A empreitada representou um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros: 3,2 milhões da obra em si e 300 mil para equipamentos.

“A saúde é desde o primeiro instante prioridade desta governação”, prosseguiu José Manuel Bolieiro, que reconheceu o “direito à indignação” dos velenses e jorgenses sobre o “abandono” a que o Centro de Saúde havia sido deixado por anteriores governações.

“Encontrámos em vários equipamentos por estas ilhas situações de abandono e degradação que não garantiam dignidade, numa baixa dignidade e respeito para com profissionais de saúde e utentes”, disse ainda o Presidente do Governo.

E prosseguiu, depois de dirigir palavras de agradecimento aos profissionais do Centro de Saúde das Velas: “Hoje é um momento de alegria. Mas o verdadeiro momento de compromisso foi este momento de indignação”.

A visita estatutária a São Jorge, que acaba na quinta-feira, integra ainda uma reunião com a autarquia da Calheta e uma reunião do Conselho do Governo, entre outros momentos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.