ÚLTIMAS

AÇORES | João Castro sublinha que o desafio é promover o aumento dos pagamentos à produção de leite

486views

João Castro defendeu a importância de “promover o aumento dos pagamentos à produção de leite”, salientando que, nos tempos que atravessamos, “esse é o grande desafio que se impõe”.

O deputado socialista falava esta quarta-feira, no âmbito da Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, na audiência da Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), onde foram analisadas diversas questões que preocupam o setor.

João Castro salientou que importa “sublinhar a política de crescimento do preço pago ao produtor que se verificou entre 2022 e o início de 2023”, e “procurar inverter os decréscimos que se têm verificado nos últimos meses”, no sentido de “assegurar aos produtores de leite um pagamento adequado que permita manter a dignidade e a atratibilidade dos diferentes intervenientes no sector”.

O parlamentar socialista recordou que, durante longos anos, “quer a produção, quer a indústria” viram as suas “margens   esmagadas”, uma vez que o preço de venda em prateleira era “demasiado baixo e pouco justo para um produto de elevada qualidade, como é o nosso leite”, um alimento “único pelo seu valor nutricional e pelo seu papel numa alimentação equilibrada de que é exemplo a prevenção da osteroporose”.

“É preciso encontrar um ponto de equilíbrio e articulação entre todos os intervenientes na cadeia de valor”, frisou.

João Castro reconheceu que uma subida dos custos da indústria com a matéria-prima, o leite, coloca o desafio de uma “maior concertação entre a produção, a indústria e a distribuição”, de forma a “manter a competitividade do leite nacional”, mas sempre numa lógica de “assegurar um pagamento justo à produção”.

O deputado socialista alertou, igualmente, que importa “aproveitar o momento para diversificar na indústria”, sobretudo “em derivados”, até porque “mais de 50% do queijo vendido em Portugal é importado”.

“Apostar numa maior diversificação de produtos, com grande qualidade e valor acrescentado, produtos que alimentem o mercado nacional mas que também possam ser exportados, pode ser o caminho para aumentar as receitas e, por essa via, manter os preços ao produtor em valores justos e adequados”, sinalizou o deputado do PS à Assembleia da República, João Castro.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.