REGIÃO | “Requalificação da Aerogare das Lajes será essencial para crescimento do destino Terceira”
O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores Paulo Gomes considera que a requalificação da Aerogare Civil das Lajes “vai ser essencial para o crescimento da Terceira como destino turístico, mas também para o desenvolvimento económico da ilha, no seu todo”.
“Trata-se de mais uma aposta clara e de mais uma promessa a ser cumprida pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), face a uma infraestrutura que sofreu todos os males dos governos socialistas dos Açores, com investimentos mal feitos, mesmo muito dinheiro mal gasto e a, já muito vista noutros edifícios públicos, costumeira falta de manutenção”, afirma.
Paulo Gomes enalteceu “a abertura, esta semana, de uma nova porta de embarque da Aerogare Civil das Lajes, a provar que as mudanças estão a acontecer”, sendo “um primeiro passo na ampliação e na remodelação que a Aerogare vai ter, na perspetiva de também fortalecer a centralidade da ilha, como é desígnio deste Governo Regional”, garante.
O social-democrata realça igualmente que “esta nova porta fará a diferença no funcionamento diário da Aerogare, integrando um conjunto de medidas que o Governo vai efetivar, que respondem às reivindicações dos empresários e, sobretudo, dos utilizadores daquela infraestrutura, que é essencial para o desenvolvimento da nossa ilha”, aponta.
“É também de destacar que está em andamento o estudo prévio para a ampliação de todo o edificado da Aerogare das Lajes, que irá permitir um aumento da sua capacidade geral, não apenas por ter mais portas de embarque, mas também pelo crescimento dos espaços comerciais e das zonas dedicadas aos passageiros”, explica o deputado do PSD/Açores.
Paulo Gomes reforça que “o concurso público para essas obras deve ser lançado em 2024, sendo um conjunto de investimentos alargado e que trará valias acrescidas para a principal porta de entrada na ilha, que já este ano tem previsto um aumento substancial de passageiros”.
“Face a tudo isto, só podemos estranhar a postura do Partido Socialista, que se limita a criticar por criticar todos os investimentos programados e executados pelo Governo da Coligação, especialmente na Ilha Terceira, não tendo memória para recordar a forma desleixada como foi tratada, por exemplo, a própria Aerogare das Lajes, durante a gestão do PS”, releva Paulo Gomes.
O social-democrata recorda que “as sucessivas inaugurações, e mau planeamento de que padeceu aquela estrutura aeroportuária, está bem patente no mau estado da sua cobertura, igualmente da frente do edifício, e até em questões de segurança, a que a nova direção da Aerogare vai pondo cobro, mas é preciso mais. E esse mais está em curso, e a ser feito por um Governo sério e que projeta de forma equilibrada e sustentada, as suas intervenções”, concluiu.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU