ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD. Governo dos Açores cumpre compromisso com ampliação da pista do aeroporto do Pico

397views


O deputado do PSD/Açores Marco Costa afirmou hoje que o Governo dos Açores “cumpre o compromisso com a ampliação da pista do aeroporto do Pico, ao adjudicar o estudo prévio que deverá estar concluído no prazo de cinco meses”.

Para o parlamentar social-democrata eleito pelo Pico, “trata-se de mais uma prova de que os compromissos assumidos pelo Governo Regional são levados a sério desde a primeira hora, e com todo o cuidado que uma obra desta dimensão envolve”.

Desta forma, salvaguarda Marco Costa, o estudo “permitirá diagnosticar quais as áreas de proteção de segurança imprescindíveis de atuação, concretamente escavações, demolições e ocupação de terrenos necessários, bem como a avaliação dos constrangimentos orográficos que podem interferir na trajetória de utilização na área proposta para a ampliação”.

Além disso, servirá principalmente de base “para a realização de um estudo de impacte ambiental, essencial no processo de consulta da UNESCO – Organização para as Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura -, de modo a aferir o impacto na classificação da Paisagem da Vinha e do Vinho”, salienta o parlamentar.

“Nunca é demais lembrar a importância do Património Classificado, sendo que continuam a ser nota de reflexão as áreas que ainda em 2020 foram viabilizadas pelo governo socialista para plantação de vinha e que agora têm de ser indemnizadas, o que não deixa de demonstrar que a decisão política ou estava longe ou não existia”, realça.

O deputado do PSD/Açores relembra que a “ampliação da pista visa melhorar as condições operacionais, em contexto de condições meteorológicas adversas, reduzindo os cancelamentos e permitindo o aumento da capacidade comercial”.

O caderno de encargos da obra aponta para a realização de um estudo prévio da extensão da pista de modo a obter um comprimento de pista à descolagem (TORA) de 2345 metros, mais 700 metros do que a atual.

Refira-se que o contrato foi assinado esta semana entre a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e a empresa A1V2 – Engenharia Civil e Arquitetura, no valor de 113,5 mil euros.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.