ÚLTIMAS

REGIÃO | Proteção Civil e Bombeiros dos Açores forma professores em Primeiros Socorros

473views

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) ministrou, durante o mês abril, 13 cursos de Primeiros Socorros, permitindo formar nesta área 160 professores de várias escolas de São Miguel, Terceira, São Jorge e Faial.

A formação, com a duração de 16 horas, além de dotar os participantes com conhecimentos necessários e básicos de Primeiros Socorros para uma correta atuação numa situação de emergência até à chegada de ajuda diferenciada, possibilitou atribuir 0,5 créditos para a progressão da carreira do pessoal docente, uma vez que o curso é acreditado pela Direção Regional da Educação.

Os professores ficaram aptos a identificar situações de paragem cardiorrespiratória e a executar manobras de suporte básico de vida, utilizar corretamente o desfibrilhador automático externo, administrar os cuidados adequados a cada situação (convulsões, queimaduras, desmaios, quedas, feridas, etc.), assim como conhecer as normas de conduta e de atuação do socorrista, conhecimentos que poderão ser fundamentais para salvar vidas e assumir particular importância em ambiente escolar.

Além dos cursos ministrados em abril, o ano passado já tinham sido realizadas ações como esta direcionadas a 150 professores das escolas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, conseguindo-se formar, em dois anos letivos, mais de 300 docentes e abranger os vários estabelecimentos de ensino da região.

Desde o início deste ano, o SRPCBA, através do projeto ‘Clubes de Proteção Civil’ implementado em 38 escolas açorianas, realizou e participou em cerca de 200 ações de sensibilização – como palestras, cursos, mass trainings e escolinhas de primeiros socorros – promovidas para a comunidade educativa, envolvendo mais de 7000 participantes, entre alunos, pessoal docente e não docente.

SRPCBA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.