REGIÃO | Projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos” vence Prémio Nacional do Turismo na categoria Turismo Autêntico
O Projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”, liderado pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, venceu o Prémio Nacional do Turismo na categoria “Turismo Autêntico”.
Para a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, “este é mais um prémio, a juntar a tantos outros, que distingue o trabalho que o Governo dos Açores tem vindo a realizar no Turismo, em parceria com entidades públicas e privadas e com os agentes do setor, com vista a transformar a Região num destino cada vez mais apelativo, não apenas no que à natureza diz respeito, mas também pela afirmação da identidade Açoriana”.
Este Prémio é uma iniciativa conjunta do Expresso, BPI e Deloitte que tem como objetivo distinguir o que melhor se faz em Portugal na área do turismo, estando divido em cinco categorias: “Turismo Autêntico”, “Turismo Gastronómico”, “Turismo Inclusivo”, “Turismo Inovador” e “Turismo Sustentável”.
Esta edição contou com 743 candidaturas, avaliadas por comités técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes áreas da sociedade portuguesa.
“Os Açores são, sem dúvida, um destino de natureza, mas não nos podemos esquecer da nossa natureza humana. É este, aliás, o trabalho que temos vindo a desenvolver e foi neste sentido que criamos o projeto «Rotas Açores»”, sublinha a governante, para quem “este projeto nasce da vontade de querer estruturar a oferta cultural disponível nos Açores, sendo esta uma região rica em tradições culturais trazidas pelas várias gerações até ao presente”.
“Considerarmos que os Açores já têm uma oferta de turismo natureza consolidada e diferenciada, estando na altura de estruturar a oferta cultural. Este foi o melhor formato que encontramos para trabalhar uma oferta tão rica e dispersa pelas nove ilhas foi sobre o formato de Rotas e da criação de uma rede colaborativa que conta já com mais de 60 parceiros. De resto, o novo PEMTA 2030 reflete essa aposta deste Governo, colocando a cultura como um produto a ser trabalhado estrategicamente, nunca tirando a devida centralidade ao Produto Natureza”, disse.
O “Rotas Açores”, adianta, oferece ao turista que visita as nove ilhas açorianas 48 itinerários e permite “apresentar aos mercados uma nova oferta, organizada e distinta, valorizando o ativo humano que estas ilhas têm, ou seja, as pessoas, as comunidades e as tradições e costumes que as suportam – mesmo os consumidores de atividades mais ligadas à natureza procuram destinos que tenham complementarmente uma boa oferta cultural”.
“Esta é uma forma de tornar a cultura mais acessível a quem nos visita e, consequentemente, de termos visitantes mais satisfeitos com todos os benefícios que isso traz na passagem da palavra aos familiares e amigos”, considera a Secretária Regional.
Berta Cabral relembra, também, que “distinções como o Premio Nacional do Turismo, que destacam e reconhecem o trabalho feito, é outra forma de se trabalhar a notoriedade do destino Açores”.
A titular da pasta do turismo no Governo refere, ainda, que o “«Rotas Açores» é um projeto muito recente, mas acreditamos, pelas temáticas que envolve, que a procura será equilibrada entre as várias opções estruturadas”, quem incluem a Rota da Baleação, a Rota das Vinhas e a Rota dos Vulcões.
“Estamos expectantes por perceber a adesão dos visitantes às propostas de itinerários para as diversas ilhas. As diferentes temáticas também permitem que cada ilha aposte nos recursos que melhor lhe definem”, acrescenta.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas sublinha, entretanto, o facto de o Governo dos Açores estar a trabalhar, para um período mais imediato, “na criação de duas novas temáticas que darão origem a duas novas rotas: Rota do Turismo Industrial, com foco na oferta da indústria agroalimentar, e a Rota das Explorações Marítimas, com o objetivo de trabalhar a importância dos Açores pela sua posição estratégica ao longo dos séculos”.
“Queremos aumentar a nossa rede de parceiros e aumentar o número de Agentes Certificados através da formação às empresas de animação turístico e marítimo-turísticas que queiram aderir a este projeto”, conclui Berta Cabral.
GRA/RÁDIOILHÉU