ÚLTIMAS

ANGRA | Inaugurado Ecocentro das Doze Ribeiras

433views

O Município de Angra do Heroísmo, inaugurou no dia 27 de março de 2023, o Ecocentro das Doze Ribeiras, um local aberto à população, onde se pode depositar vários tipos de resíduos sólidos, separando-os de acordo com a sua composição, em diferentes contentores. A obra custou 159.795,15€.

O objetivo desta infraestrutura é reduzir a dispersão dos resíduos por espaços públicos, como ribeiras, canadas agrícolas e cerrados, facilitando a colaboração da população, no sentido de separar e encaminhar os resíduos que produz para os locais adequados, promovendo-se o tratamento dos mesmos.

Com esta inauguração, todos os ecocentros do município de Angra do Heroísmo – em São Sebastião, Altares e Doze Ribeiras – estão em pleno funcionamento e constituem uma forma adicional de potenciar a valorização de materiais recicláveis contidos nos resíduos sólidos urbanos, recebendo entre outras, matérias que, pelas suas características, não podem ser abrangidas pelos circuitos normais de recolha. Neste seguimento, um ecocentro detém:

  • Zonas de circulação e manobra das viaturas ligeiras e pesadas necessárias para a descarga de resíduos, por parte dos utentes, em contentores metálicos com 18m³ de capacidade cada;
  • A descarga de resíduos, pelos utentes, através de um acesso para viaturas, de forma a permitir que a deposição se realize de um patamar elevado sobre os contentores metálicos;
  • Um pequeno telheiro para acomodar contentores para roupa usada, lâmpadas, pilhas e óleo alimentar usado;
  • Vedação do terreno destinado ao ecocentro em todo o seu perímetro;
  • Sinalização rodoviária e informativa das condições de receção e descarga dos resíduos.

De acordo com Paulo Lima, vereador responsável pela gestão de resíduos, «estas novas infraestruturas irão evitar que as pessoas continuem a colocar lixo nos lugares indesejados como as ribeiras e as bermas das canadas, contribuindo assim para um concelho mais consciente e limpo».

CMAH/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.