ÚLTIMAS

REGIÃO | Paulo Moniz volta a alertar para subfinanciamento da Universidade dos Açores

483views

O deputado à Assembleia da República Paulo Moniz alertou hoje novamente para o “subfinanciamento” da Universidade dos Açores (UAc), tendo afirmado que a instituição continua a ser “discriminada negativamente” pelo Governo da República.

O social-democrata falava após reunir com a Reitora da Academia açoriana, a quem lembrou que “o PSD propôs que o financiamento da UAc se baseasse num fundo de coesão, como a Lei de Finanças Regionais, para que a mesma pudesse manter o seu funcionamento normal, pudesse contratar e pudesse crescer, proposta que foi liminarmente chumbada pelo Partido Socialista”.

“Hoje, saí da reunião mais preocupado do que entrei”, afirmou Paulo Moniz, dizendo que “a UAc continua a ser discriminada negativamente pela República, o que é preocupante, dado o seu papel de formação dos quadros da Região”.

“Os novos modelos que o governo socialista em Lisboa está preparar para o financiamento do Ensino Superior não auguram um futuro risonho para a nossa Universidade”, afirmou o parlamentar açoriano que, ainda recentemente questionou, num debate sobre o Estado da Nação, o primeiro-ministro sobre o assunto, “não tendo, como sabem, obtido qualquer resposta”, sublinhou.

O deputado recordou que, “desde que iniciei a minha atividade política, a UAc tem sido peça central dessa ação, na reivindicação de melhores condições e garantias para o seu funcionamento”.

“Terminou mais um ano letivo e o financiamento da República não veio, continuando assim a Universidade a ser fortemente penalizada, mesmo quando comparada com as suas congéneres do continente”, considerou.

Paulo Moniz foi claro, já que, “quando a UAc dá jeito, fala-se no Mar, na Oceanografia e num conjunto de áreas em que só os Açores têm uma verdadeira capacidade de investigação. Mas, ao mesmo tempo que se enaltece essa faceta, não se financia capazmente a instituição, de modo que possa continuar a sua missão”, frisou.

“Na verba destinada pelo Governo da República ao ensino superior, e para que se tenha uma ideia, o investimento do Estado per capita na nossa Universidade é cerca 40% inferior à média nacional”, revelou o parlamentar.

“Mas se formos ver as verbas alocadas para a investigação e o desenvolvimento, essencial para a inovação e para a ligação com as empresas, através da criação de novos produtos, o investimento do Estado na UAc está 60% abaixo da média do país”, acrescentou.

Paulo Moniz adiantou igualmente ter convidado “a Senhora Reitora para que, já em setembro, e acompanhada do reitor da Universidade da Madeira, visite o Parlamento e vá à Comissão da Ciência e do Ensino Superior apresentar toda esta problemática, que é de uma gravidade extrema”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.