ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Governo Regional falha nas políticas de rejuvenescimento da Agricultura dos Açores”

505views

Patrícia Miranda denunciou, mais uma vez, que o Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, com o apoio da IL e do Chega) está a “falhar nas políticas de rejuvenescimento do setor Agrícola Açoriano.

A deputada do PS falava esta quinta-feira, após visita do GPPS à empresa Silva Melo Agropecuária LDA, na Ribeira Grande, uma empresa onde trabalham 5 jovens agricultores e “um exemplo dos resultados das boas políticas adotadas no passado para o rejuvenescimento do setor e para a diversificação agrícola”.

Patrícia Miranda reforçou a “importância de rejuvenescer o setor para o futuro da Agricultura Açoriana”, considerando que o Governo Regional “está a falhar nestas políticas e neste objetivo”.

A parlamentar do PS defendeu, por isso, que é “fundamental apostar em estratégias e incentivos para os jovens se integrarem no setor”, o que deve passar por uma “boa execução de fundos europeus como o PRORURAL+, quer na medida do investimento nas explorações agrícolas, quer na instalação de jovens agricultores”, a complementar com medidas regionais.

“Os últimos indicadores que existem relativos à execução do PRORURAL+, por parte deste Governo, são muito facos. Por exemplo, na medida dos investimentos nas explorações agrícolas e na medida da instalação de Jovens Agricultores, os Açores estão com uma execução de cerca de 50%, a apenas um ano do termo do presente Quadro Comunitário de Apoio”, salientou.

Patrícia Miranda sublinhou que, numa altura em que o setor agrícola mais necessita de apoio, a Região “não se pode dar ao luxo de desperdiçar verbas europeias, nem tão pouco de atrasar a análise e o pagamento de medidas de rejuvenescimento da Agricultura Açoriana”.

Patrícia Miranda recordou que os partidos da coligação chumbaram recentemente, no Parlamento dos Açores, um pacote de medidas proposto pelo PS para “compensar o agravamento dos custos de produção”, que se agravaram em 2022.

Em termos de políticas comunitárias, a deputada do PS salientou que um dos principais objetivos da vertente sócio estrutural da Política Agrícola Comum (PAC) é o de “promover a modernização da agricultura e o rejuvenescimento do tecido empresarial, através do apoio à instalação de jovens agricultores, seja através do apoio à primeira instalação, a ajuda reforçada aos investimentos e as ajudas à formação profissional e à assistência técnica”.

“Incentivar o rejuvenescimento do setor agrícola, o seu redimensionamento, o emparcelamento das explorações e ainda a diversificação da atividade agrícola na Região, promovendo a modernização da Agricultura ea sua sustentabilidade é apostar num dos principais pilares da economia dos Açores. O falhanço deste Governo Regional denota bem a falta de estratégia, pois o futuro da Agricultura dos Açores passa pelos jovens Agricultores”, finalizou Patrícia Miranda.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.