ÚLTIMAS

REGIÃO | Berta Cabral satisfeita com distinções dos Açores nos “Prémios Cinco Estrelas Regiões”

| Fotos: MM
334views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade, Berta Cabral, manifestou hoje a sua satisfação e regozijo pelos 11 galardões atribuídos à Região Autónoma dos Açores na 6.ª edição do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

“Somos um destino muito atrativo e com cada vez maior notoriedade este tipo de distinção vem reconhecer a qualidade e diferenciação que temos na nossa oferta turística”, sublinha a Secretária Regional.

“Temos tido imenso reconhecimento nacional e internacional e em 2022 tivemos um conjunto incrível de prémios, galardões e distinções, quer reconhecendo não só o acerto do trabalho de gestão turística e desenvolvimento da oferta, mas também a excelência dos recursos que temos à nossa disposição”, acrescentou.

Neste prémio, que pretende avaliar e reconhecer o melhor que se faz de norte a sul de Portugal, os Açores competiram com mais de 900 marcas e estão, atualmente, entre as 116 marcas que conseguiram “provar a sua excelência e conquistar o prémio”, na sequência de avaliações feitas por 436 mil consumidores num inquérito realizado a nível nacional.

Na categoria “Artesanato”, os Açores distinguiram-se com os trabalhos de cestaria e na categoria “Cozinha tradicional” com o tradicional Cozido das Furnas.

Entretanto, a Praia do Fogo, na Ribeira Quente, venceu na categoria “Praias”, enquanto a Lagoa das Sete Cidades foi premiada na categoria “Reservas/paisagens/barragens”.

Já a Montanha do Pico alcançou o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Serras/Montanhas”.

Passando à categoria “Turismo de Natureza”, o Furnas Lake Forest Living, o Supléxio Handmade Burger e a Taberna Açor venceram, respetivamente, nas categorias “Hamburguerias artesanais” e “Restaurantes – Cozinha tradicional”.

“É inegável a evolução qualitativa do nosso turismo e da experiência que proporcionamos, e agora ficam patentes e reforçados mais argumentos para visitar as nossas nove ilhas, desde o artesanato, ao alojamento, às zonas balneares e à restauração”, considera Berta Cabral.

No que respeita a outras distinções, na categoria “Lojas de Produtos Naturais”, a Bioforma alcançou o prémio, o mesmo acontecendo com o CEMPA – Centro Empresarial dos Açores, na categoria “Centro empresarial”, sendo que na área “Imobiliárias”, a empresa ComprarCasa Ponta Delgada foi a premiada nos Açores.

O “Prémio 5 Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, premiando praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, avaliando as marcas regionais que se distinguem pela qualidade.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.