ÚLTIMAS

FAIAL | PS. Parque de invernagem e reparação naval do Porto da Horta parado um ano após anúncio

366views

Os deputados do PS eleitos pela ilha do Faial, Ana Luísa Luís e Tiago Branco, entregaram esta segunda-feira, no Parlamento dos Açores, um requerimento, em que questionam o Governo Regional sobre a falta de desenvolvimentos na construção de um parque de invernagem e de reparação naval na cidade da Horta, um projeto anunciado pela empresa Portos dos Açores SA a 17 de fevereiro do ano passado. Esta nova infraestrutura iria ser construída junto à antiga pedreira do Porto da Horta.

Tiago Branco recordou que o Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, anunciaram, no local, a “criação de um parque que contemplará as infraestruturas necessárias ao apoio à manutenção e reparação de embarcações de recreio, garantindo, também, as necessidades de estacionamento prolongado a seco e a retirada de embarcações apreendidas ou inoperacionais que ocupam desnecessariamente lugares de marina, num terreno com cerca de 10.600 m²”.

Tiago Branco lembrou que a Portos dos Açores SA dizia há um ano atrás que pretendia, igualmente, “criar um parque de contentores e redefinir os espaços destinados a operadores-marítimos”, ao passo que o Município da Horta ia “apoiar esta operação, nomeadamente com recursos humanos e materiais”.

“Passado um ano, e após curtos trabalhos de terraplanagem daqueles terrenos, nada mais se vislumbrou naquele local”, frisou o parlamentar do PS, lamentando que os “faialenses continuem sem saber quando, como e com quanto será feito aquele investimento, outrora anunciado com pompa, mas até hoje, e estranhamento, nunca confirmado pelo Governo Regional e pela tutela, o que adensa as dúvidas sobre a sua vontade política em concretizar esse projeto que, em termos práticos, não existe nem se conhece”. 

“Porque é que o Governo Regional não confirma a construção deste parque de invernagem e reparação naval no Faial? Porque é que não há desenvolvimentos passado um ano do anúncio da Portos dos Açores e de trabalhos no local? O que é que se pretende construir, ao certo, no local? Já há projeto? Qual será o investimento e como será repartido entre o município e o Governo Regional? Qual é o calendário da empreitada? Estas são questões sobre as quais o Governo Regional deve esclarecer os Faialenses e os Açorianos Importa perceber quem é que está a bloquear este processo”, sublinhou o deputado do PS eleito pelo Faial, Tiago Branco.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.