ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Saúde. Bolieiro destaca que Coligação “recuperou tempo perdido” por governos socialistas

©Hugo Moreira
204views

 
O Presidente José Manuel Bolieiro destacou hoje que o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM “recuperou o tempo perdido” pelos governos socialistas na área da Saúde, salientando que o seu Executivo fez deste setor uma “prioridade”.
 
“O Centro de Saúde da Ribeira Grande é um exemplo de como é bom não regressar ao passado. Regressar ao passado é abandonar, é esquecer a prioridade da Saúde. A Saúde é para nós uma prioridade que temos realizado, recuperando tempo perdido e de abandono, como se passou aqui no Centro de Saúde da Ribeira Grande”, afirmou.
 
Bolieiro falava à comunicação social após ter assistido a uma apresentação do anteprojeto do novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, em que esteve acompanhado pelos candidatos pelo círculo de São Miguel às eleições regionais de 4 de fevereiro.
 
O novo Centro de Saúde da Ribeira Grande será construído de raiz, perto da Associação de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, num terreno de 35 mil metros quadrados para uma área de construção de 6500 metros quadrados, prevendo 43 gabinetes de atendimento, capacidade para 40 pacientes em internamento, num investimento que rondará os 20 milhões de euros, no âmbito do programa operacional 2030.
 
José Manuel Bolieiro garantiu, desde logo, que a construção do novo Centro de Saúde “não impede nem pode prescindir de uma aposta de reabilitação e recuperação deste edifício onde ainda funciona, degradadíssimo e sem condições”.
 
O líder da Coligação PSD/CDS/PPM lembrou, por outro lado, que a reprovação do Orçamento da Região para 2024 fez “adiar a celeridade que se pretende neste processo, de modo a devolver aos ribeiragrandenses a dignidade no acesso aos cuidados de saúde que estes merecem”.
 
“Ao contrário do Continente, em que, com governos de maioria absoluta do PS, há o caos nas urgências e instabilidade no Serviço Nacional de Saúde, aqui nos Açores há tranquilidade, há profissionais motivados, com confiança”, sublinhou.
 
José Manuel Bolieiro manifestou-se ainda satisfeito com os resultados obtidos na área da Saúde, nos últimos três anos, sendo que, “para São Miguel, contratamos mais 258 profissionais de saúde, dos quais 85 médicos, 148 enfermeiros, 25 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica”, adiantou.
 
“A taxa de cobertura de utentes com médico de família na Ribeira Grande situa-se nos 99%, enquanto na ilha de São Miguel atinge os 97%. A média regional é de 93%”, acrescentou.
 
A aposta nos equipamentos prossegue com a contratação para aquisição de um Raio-X para o Centro de Saúde da Povoação, para além do Nordeste. Para a freguesia da Maia está prevista a construção de um posto de Saúde.
 
Por fim, José Manuel Bolieiro sinalizou a recuperação do Rastreio da Retinopatia Diabética no concelho da Povoação, “programa interrompido pela governação socialista”, por entender que a sua missão se trata “de um serviço ao povo e não um exercício de protagonismo”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.