ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Oficina-Museu das Capelas é exemplo que deve ser apoiado por manter vivas tradições açorianas

316views

Os deputados do CHEGA, José Pacheco e Olivéria Santos, estiveram hoje na Oficina-Museu das Capelas onde destacaram que “com pouco se faz muito”, elogiando o trabalho do Professor Manuel João Melo em manter vivas as tradições.

Na Oficina-Museu, que nasceu em 1996, os parlamentares vivenciaram a paixão de alguém pela preservação da História e que foi complementando a sua colecção com vários itens que, actualmente, fazem as delícias de quem os conheceu de perto.

Numa verdadeira “viagem ao passado”, os deputados do CHEGA percorreram os vários espaços ali representados, recriados como num passado recente existiram na vida de todos nós.

Para José Pacheco, o exemplo do Professor Manuel João Melo é algo que “deve ser elogiado e merece ser apoiado, porque a sua paixão pela preservação da História não se vê frequentemente”, fazendo as delícias de quem visita.

“Este é um exemplo de um Museu que foi criado e sobrevive sem qualquer tipo de apoio, e é um exemplo de que quando se quer, tudo se consegue”, reforçou o parlamentar para quem este é um bom exemplo do que deve ser feito para manter vivas as memórias de outros tempos.

Recriado ao pormenor, ali podemos ver, de forma pedagógica, como funcionava antigamente o barbeiro, o sapateiro, a loja de fazendas, o relojoeiro, o alfarrabista, o alfaiate ou mesmo uma escola, com os antigos mapas e as carteiras de madeira.

Um alambique, uma farmácia, uma gráfica, uma cozinha de antigamente, uma mercearia, uma carpintaria ou mesmo um Império do Divino Espírito Santo estão representados nesta Oficina-Museu é também local onde ainda se produzem os tradicionais bonecos de presépio e os bonecos para os presépios de lapinha.

“Vir a esta Oficina-Museu é uma viagem ao passado que toda a gente deveria fazer, pelo menos uma vez por ano, porque de todas as vezes que aqui vierem vão encontrar algo que não tinham reparado. As nossas tradições têm de ser preservadas e esta é a melhor forma de o fazer”, destaca o deputado José Pacheco que indica que é isto que os turistas querem visitar quando chegam aos Açores. O parlamentar acrescenta que “este esforço do Professor Manuel João Melo deveria ser recompensado. Até porque esta paixão pela preservação da nossa História não tem tido qualquer apoio e este é um bom exemplo que se deve apoiar, para que esta Oficina-Museu consiga manter a porta aberta”, concluiu.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.