REGIONAL

ATUALIDADE | “O PS está como sempre esteve na linha da frente da defesa dos Açores”, garante Vasco Cordeiro

184views

O líder parlamentar do PS/Açores realçou, esta quarta-feira, que “acima de tudo está a defesa dos interesses dos Açores dos Açorianos” e que sobre isso, o “PS está como sempre esteve: na linha da frente”.

Vasco Cordeiro falava no debate gerado por uma declaração política apresentada pelo PSD, em que acusava o atual Governo da República de ser “o mais centralista que o país já teve”.

O líder parlamentar do GPPS lamentou que o PSD tenha “procurado fazer passar a ideia de que os Governos do PSD na República não são centralistas e os do PS são”.

Vasco Cordeiro acusou o PSD de apresentar “uma visão maniqueísta”, onde “de um lado estão os bons e do outro estão os maus, considerando que os bons são os do PSD e os maus são os do PS”.

O socialista alertou que “centralistas há em todos os partidos” e apelou a que haja “clarividência na defesa dos interesses dos Açores e da nossa Autonomia face a esses centralistas”.

O deputado do PS acusou, ainda, a maioria que sustenta o Governo Regional de ter “dupla face no relacionamento com o Governo da República”, por “dizer uma coisa em Lisboa e dizer outra nos Açores”.

“Em Lisboa dizem, pela voz do presidente do Governo Regional, que há um relacionamento institucional impecável com o Governo da República do PS, cooperante e com sentido de responsabilidade. Aqui, o que dizem é exatamente o contrário, que o Governo da República do PS é o pai de todos os males da Autonomia”, frisou.

Sobre centralismos, Vasco Cordeiro realçou que o líder nacional do PSD, Rui Rio, “atropelou as competências do PSD regional, quando anunciou o cabeça de lista do PSD/Açores ao país”, o mesmo líder nacional que, a propósito dos Açores, disse que “valem 12 mil votos, não é fortuna nenhuma”.

Vasco Cordeiro lembrou que foi o PSD que, em anteriores Governos da República, “limitou e castrou a Lei de Finanças das Regiões Autónomas nos poderes que a Autonomia devia ter” e que “foi de um Governo do PSD que resultou a versão inicial da Lei do Mar”, que retirava capacidade de decisão da Região sobre o Mar dos Açores.

“O nosso compromisso e a nossa lealdade é com os Açores e os Açorianos. É por isso que afrontaremos quem quer que seja, na defesa dos interesses dos Açores”, garantiu o líder parlamentar do PS, Vasco Cordeiro.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.