ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Livro de capa dura, teatrinho e peluche marcam cinco anos da personagem “Néveda” 

261views

A personagem Néveda, criada por Terry Costa e ilustrada por Vera Bettencourt, foi apresentada ao público em 2019. A imagem da menina Néveda, em contos publicados em livros, já chegou a 42 países e a mais de 250 livrarias, e faz parte de uma linha de produtos.

Durante o festival AnimaPIX, que aconteceu na Biblioteca Auditório da Madalena na passada semana, foram apresentados vários projetos a marcar o quinto aniversário da Néveda: o primeiro livro agora em capa dura, o cartão postal dos amiguinhos da Néveda, o peluche, um teatrinho-de-papel e ainda um teatro de fantoches.  

O primeiro livro, “Néveda nos Açores”, bilingue em português e inglês, viu a sua terceira edição publicada em capa dura. “Apaixonei-me novamente pelas raízes deste projeto da Néveda,” admite Terry Costa, o criador e escritor. “Receber as caixas de livros com capa dura, do meu primeiro trabalho dedicado à criança em todos nós, trouxe o tal sentimento de como dar à luz ao projeto.” 

A artista plástica uruguaia, Rocio Matosas, a participar no festival AnimaPIX, construiu um teatrinho-de-papel com as ilustrações de Vera Bettencourt, assim criando uma ferramenta para futuros festivais e apresentações da história original. E, inspirados pelo fantoche da menina Néveda, a equipa da Biblioteca Municipal da Madalena apresentou um teatro de fantoches, à audiência mais nova que participou no festival.

Fátima Freitas construiu o peluche da Néveda, agora disponível nos eventos especiais e em breve nos locais de venda dos livros. E assim celebrou-se os cinco anos deste projeto, que tem “Queijadas da Néveda” na Pastelaria Aromas & Sabores, localizada nas Lajes do Pico, e o “Gelado da Néveda” na Fiord´Azor Gelados Artesanais no Mercado da Madalena.  Também há postais “Um Ano com a Néveda” ao qual foi adicionado um novo, os Amiguinhos da Néveda, e outros itens, disponíveis através de nevedapico.com onde Terry Costa apela a empresas que queiram criar um produto inspirado pela personagem, para contatarem e assim trabalharem juntos para construir mais. 

A próxima aventura da menina Néveda, em livro, está a ser planeada para publicação na primavera de 2025. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.