ÚLTIMAS

REGIÃO | Presidente do Governo liderou II Encontro Consular dos Açores

© Governo dos Açores | Foto: JF
469views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, liderou esta semana, em Ponta Delgada, o II Encontro Consular dos Açores, lembrando o “trabalho em parceria” entre todos os atores para uma boa integração dos emigrantes que escolheram os Açores para viver.

“Tem sido um trabalho para garantir confiança quanto ao apoio ao emigrante. Temos potenciado cursos de português e formação multilingue e uma cultura, típica da nossa identidade, de tolerância, aceitação da diferença e acolhimento, com trabalho junto das escolas, por exemplo”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

Sugestões do corpo consular foram ouvidas pelo Presidente do Governo, que deixou o estímulo para que seja potenciada a indicação de um cônsul honorário para o Brasil, a comunidade com maior número de cidadãos nos Açores.

O encontro reuniu os representantes do corpo consular acreditado na Região para uma troca de impressões sobre a situação atual e as perspetivas futuras das diferentes comunidades estrangeiras que residem nas nove ilhas dos Açores.

O corpo consular nos Açores é atualmente composto pela cônsul dos Estados Unidos da América, Margaret C. Campbell, única cônsul de carreira, e por mais de duas dezenas de cônsules honorários.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.