REGIONAL

ATUALIDADE | Governo dos Açores tem vindo a concretizar “mudança de paradigma” no combate à precariedade laboral, destaca José Manuel Bolieiro

| Fotos: MM
242views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, lembrou que o Executivo tem vindo a concretizar uma “mudança de paradigma” no combate à precariedade laboral, com perto de três mil contratados com maior estabilidade.

“Hoje viemos constatar factos e resultados. Este Governo tem assumido uma política de estabilidade no vínculo laboral, progressivamente eliminando a precariedade e ganhando estabilidade”, não só no setor público como no privado, declarou José Manuel Bolieiro.

O governante falava após uma visita, na freguesia das Capelas, em Ponta Delgada, a uma unidade hoteleira do grupo Açorsonho, que recrutou trabalhadores ao abrigo dos programas de apoio à contratação criados pelo Governo Regional.

O grupo tem em curso projetos no âmbito dos programas de apoio à contratação criados pelo Governo, nomeadamente o CONTRATAR – nas suas vertentes Contratar Estável, para contratos sem termo, e o CONTRATAR+, para contratos a termo, tendo absorvido 22 trabalhadores no total, incluindo também o MEET-Converter, que passa pela conversão em contrato de trabalho sem termo de contratos a prazo.

“No plano regional, temos uma estatística que ajuda a perceber que estamos no bom caminho”, declarou José Manuel Bolieiro, falando nos cerca de 2.900 trabalhadores agora com “vínculo mais estável”: o CONTRATAR+ já abrangeu 629 pessoas e o CONTRATAR ESTÁVEL outros 2.280 trabalhadores.

“Temos nos Açores menos desempregados, menos trabalhadores em programas de ocupação e mais empregados, e dentro dos empregados mais trabalhadores com vínculo estável”, concretizou o governante, referindo-se aos dados recentes do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que indicam que, em junho, registou-se o número de desempregados inscritos “mais baixo dos últimos 12 anos” na região.

A acompanhar o Presidente do Governo esteve a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.