ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Carlos Furtado reúne com Porto de Abrigo, OP-CRL

614views

O deputado independente Carlos Furtado esteve reunido com a organização de produtores do setor da pesca, Porto de Abrigo, OP-CRL, com o objetivo de se inteirar dos problemas que este setor primário atualmente atravessa. Da reunião de trabalho abordaram-se vários problemas crónicos no setor, nomeadamente a pouca rentabilidade dos armadores, a insegurança laboral dos funcionários, as debilidades económicas e sociais das famílias que dependem da pesca e a proteção social na velhice dos efetivos do setor.

Da reunião foi possível identificar, entre outros, um grave problema que a atividade atualmente atravessa e que se prende com o brutal aumento dos combustíveis que só este ano sofreram um aumento superior a 50%, tornando assim a atividade piscatória insustentável com os preços do pescado a níveis habitualmente praticados.

Os representantes do setor frisaram que os combustíveis têm uma esmagadora influência nos custos de operacionalidade da pesca e que desta forma a sua subida, foi devastadora para o setor, pondo em causa a manutenção das empresas e consequentemente os postos de trabalho afetos.

Carlos Furtado mostrou o seu compromisso de disponibilidade para contribuir em soluções para a atividade piscatória, enaltecendo o valor da atividade e reconhecendo as dificuldades do setor, que reconhece, já teve melhores dias e nunca teve a devida atenção por parte dos governantes, uma vez que depois de tantos anos a falar da pesca nos Açores, a classe piscatória encontra-se quase integralmente associada aos níveis de pobreza da região.

RP/ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.