ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Berta Cabral considera que cooperação com Forças Armadas é fundamental para os Açores

| Foto: SRTMI
142views

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considerou hoje, em Ponta Delgada, que a presença permanente das Forças Armadas nos Açores é fundamental e deve ser sempre reconhecida.

Berta Cabral falava no Palácio da Conceição, em representação do Presidente do Governo dos Açores, numa audiência de cumprimentos aos elementos do Curso de Promoção a Oficial General ministrado pelo Instituto Universitário Militar.

A audiência foi solicitada pelo Comandante do Instituto Universitário Militar, Vice-Almirante Pedro Sousa Costa, também presente nesta audiência, com o objetivo de abordar assuntos pertinentes para a Região.

A governante enalteceu as missões conjuntas de apoio à população, o apoio à Proteção Civil, o transporte e evacuação de emergência médica, o abastecimento de emergência, como foi o caso mais recente à ilha das Flores, os resgates e apoio logístico, além do patrulhamento do mar dos Açores.

“Contamos com os militares para valorizar as responsabilidades estratégicas nacionais da Região, estimular a cooperação institucional como pilar da resiliência, potenciar a centralidade atlântica dos Açores, promover a inovação, a sustentabilidade e a projeção marítima da Região e do país, reforçar o papel da Região e do país na coesão atlântica e na diplomacia regional e defender os princípios da solidariedade nacional, da coesão territorial e da subsidiariedade”, disse.

Berta Cabral aproveitou a oportunidade para falar sobre questões essenciais para a Região, como centralidade atlântica, estrutura económica, turismo como pilar económico, transportes e mobilidade, infraestruturas estratégicas e cooperação com as Forças Armadas.

Apontando a liderança dos Açores na sustentabilidade inegável do desenvolvimento regional, Berta Cabral destacou o facto de o arquipélago ser o primeiro no Mundo com certificação de “Destino Sustentável” e único com “Nível Ouro”, além de ser pioneiro na Rede de Áreas Marinhas Protegidas.

A governante realçou a relevância das Forças Armadas para o grande desígnio nacional de proteção do mar, enfatizando o papel vital da Marinha e da Força Aérea no suporte a um movimento que não é apenas dedicado a cumprir objetivos da Comissão Europeia, mas sim de assunção de uma estratégia convicta de defesa dos nossos recursos marinhos e de valorização e projeção de Portugal.

A Secretária Regional falou, ainda, sobre a transformação económica na Região e salientou a diminuição da carga fiscal, além da taxa de desemprego em 2024, 5,6%, a mais baixa a nível nacional.

Berta Cabral explorou, ainda, a questões ligadas a todo o sistema de transportes regionais – aéreos, marítimos e terrestres – e aos desafios relativos às infraestruturas regionais, desde a sua multiplicação, pressão das alterações climáticas e fenómenos meteorológicos extremos, necessidades de manutenção e evolução, bem como o respetivo desenvolvimento estratégico.

A Secretária Regional sinalizou a importância civil, estratégica e até, eventualmente, militar de estruturas como o Teleporto Espacial de Santa Maria, os cabos submarinos, os radares meteorológicos, os Parques de Ciência e Tecnologia.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.