REGIONAL

ATUALIDADE | Artur Lima assina aquisição de imóvel no Porto para apoiar doentes Açorianos deslocados

| Fotos: VP
235views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, procedeu hoje à assinatura de escritura que garante a aquisição de um imóvel na cidade do Porto para o património da Região Autónoma dos Açores.

Este imóvel terá como finalidade a concretização do projeto “Casa Amiga” pela Casa dos Açores do Norte (CAN), que se baseia no estabelecimento de uma casa de acolhimento para doentes deslocados açorianos e respetivos acompanhantes.

O imóvel, que teve um custo de 515 mil euros, será cedido à CAN para utilização, mediante condições a acordar por via de um protocolo de cooperação.

Esta moradia de tipologia T8, que se localiza na freguesia de Paranhos, insere-se numa zona servida de comércio, serviços e transportes públicos.

Segundo Artur Lima, a aquisição deste imóvel é a “melhor solução” para “fazer face às necessidades da CAN” que “cumpre uma missão social importantíssima no norte do país”.

“Este imóvel permitirá melhorar a sustentabilidade e aumentar a qualidade da resposta oferecida por esta Casa dos Açores”, salientou.

O Vice-Presidente do Governo salientou que a CAN “sempre apoiou doentes Açorianos e os respetivos acompanhantes que se deslocam para o norte do país para obterem cuidados de saúde de que o Serviço Regional de Saúde não dispõe”.

“A política social deste Governo está vocacionada para o apoio aos mais desprotegidos como é o caso dos doentes deslocados. Já demos provas de que o nosso modo de atuação se foca na proteção dos direitos sociais dos Açorianos”, referiu.

Para o governante, é “fundamental que as entidades da sociedade civil se envolvam no apoio aos cidadãos. A CAN é um exemplo de dedicação à causa pública e à solidariedade social”, considerou.

Além de alojamento, a CAN, que desde 2012 já auxiliou cerca de 1.000 doentes e acompanhantes, também presta apoio psicológico, de alimentação e transporte.

GA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.